Alfa Comunicação promove palestra com a jornalista Estela Benetti, do Diário Catarinense

DSC_0006

Como ser uma boa fonte para a imprensa? foi o tema da palestra da colunista de economia do Diário Catarinense e comentarista da rádio CBN Diário e RBS TV, Estela Benetti, em evento organizado pela Alfa Comunicação Empresarial para clientes e parceiros, em parceria com o Sindimetal.

A jornalista respondeu a perguntas com várias dicas para os convidados. Entre elas, destacou a importância de estar aberto a fornecer informações. Pode parecer óbvio, tendo em vista que o jornalismo é feito baseado em notícias, mas não bastam apenas dados positivos da empresa, os porta-vozes precisam passar fatos relevantes. Quanto mais números/fatos forem passados, maior a tendência de o conteúdo ganhar destaque nas publicações jornalísticas.

Estela Benetti afirmou que o bom relacionamento com a imprensa é essencial e isso auxilia na construção da reputação das empresas. Além disso,  para a jornalista, comunicar-se com a comunidade onde está inserido contribui para o reconhecimento da companhia e até ter um pouco mais facilidade de atravessar os possíveis momentos de crise.

O papel da imprensa como certificador das boas ações das companhias também foi pautado por Estela Benetti. As pessoas tendem a enaltecer a imagem positiva das empresas ao verem a informação em veículos de comunicação de credibilidade, acredita a jornalista. Ela pondera que a característica de “validação” se eleva com o advento da tecnologia, com o acesso a informações por variados canais, mas com o público ainda buscando confirmar a veracidade delas nos sites, jornais, rádios ou TVs de sua confiança.

Em geral, resumindo a apresentação de Estela Benetti, se você quer ser uma boa fonte para a imprensa, tenha boas informações à mão para passar ao jornalista. Não precisa contar seus segredos, mas um mínimo de dados consistentes é importante se você quer que sua empresa seja uma boa notícia. Estela reiterou ainda a necessidade de compreensão sobre os horários e prazos dos jornalistas, que muitas vezes precisam das entrevistas em momentos não tão favoráveis para as fontes. Para isso, a assessoria de imprensa auxilia nas tarefas de adiantar conteúdos aos colegas de veículos e ajustar os melhores momentos para as entrevistas, otimizando tempo de fontes e repórteres.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes