Toque de Mídia: algoritmos e manipulação nas redes sociais 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

70711071704112020_WhatsApp_Image_2020_10_23_at_08.51.29

Doutora em Jornalismo com pesquisa no assunto, Kérley Winques foi a entrevistada do podcast

O documentário “O dilema das redes”, da plataforma de streaming Netflix, se tornou assunto em muitos espaços nas últimas semanas por abordar a manipulação na utilização das mídias sociais. Para conversar sobre a revolução provocada na comunicação pelos algoritmos o podcast Toque de Mídia trouxe como entrevistada a  doutora em Jornalismo com pesquisa no assunto, Kérley Winques.

Segundo a jornalista o documentário acendeu uma alerta em relação a utilização das redes, mas poderia ter explorado outras múltiplas e diversas perspectivas sobre a preocupação com as tecnologias e a segurança. “Existe a inegável parte do algoritmo, mas também a parte orgânica em que os atores sociais trabalham na distribuição e disseminação das informações que nem sempre são verdadeiras”, reforça.

As famosas “bolhas sociais”, formadas teoricamente por pessoas que compartilham das mesmas opiniões, também entraram em discussão no episódio que tem a condução dos jornalistas Andressa Fabris, Kaki Farias e João Pedro Alves. “Os algoritmos são diferentes para cada pessoa. O conteúdo que é consumido e as interações geradas determinam as recomendações seguintes”, explica a profissional.

O podcast, realizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo e o curso de Jornalismo da Faculdade Satc, já está em sua terceira temporada e tem todos os episódios disponíveis em diversos agregadores de podcast, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e Deezer.

Categorias

 

Recentes