Tecnologia inovadora desenvolvida no Sul do Estado revoluciona forma de produzir Drinks

Máquina produz um drink a cada 16 segundos e será uma das atrações do Bloko Rosa, em Laguna, neste fim de semana

Uma tecnologia do Sul do Estado promete mudar a forma de comercializar e distribuir drinks em festas, eventos, encontros sociais, bares e restaurantes. Desenvolvida pelos engenheiros Antônio Chepluki e Igor Enrick, e que foi investida pela empresa criciumense Topedindo LTDA, a Bravura – máquina que utiliza impressão em 3D e componentes eletrônicos – entrega a bebida escolhida em 16 segundos. Além disso, ela permite personalizar a intensidade do álcool, de açúcar e o tamanho do copo. “Acredito que em nenhum outro bar, restaurante ou evento exista um sistema parecido, com uma metodologia focada na criação de drinks automatizados que as pessoas realmente queiram e gostem de beber”, explica Igor.

O primeiro protótipo da Bravura foi feito em MDF, após muito estudo e fóruns de discussão pela internet. Foram duas semanas de desenvolvimento até ela entrar em operação, em um aniversário. “Nosso espírito de estudante que gosta de inventar não pensava em transformar a ideia em um negócio. Mas o feedback foi tão bom que aposentá-la não era mais uma opção”, diz ele, ao complementar: “aprimoramos a Bravura e hoje temos uma série de máquinas disponíveis. Já atendemos desde aniversários e sociais para poucas pessoas até grandes eventos. No próximo sábado, por exemplo, estaremos presentes no Bloko Rosa, de Laguna, distribuindo drinks para 8 mil pessoas. Nossa ideia é expandir e ser uma opção para todo e qualquer estabelecimento ou festa no Estado”.

Sobre a tecnologia empregada

Com um sistema de conexão rápida, os insumos se misturam e o drink está pronto para ser servido. Todos os líquidos são armazenados em bags, que possuem a capacidade de até cinco litros. O modelo permite conectar até oito bebidas para fazer as mais diversas combinações. “Com isso, conseguimos preparar muitos drinks sem precisar de nenhum tipo de troca ou reabastecimento”, explica Igor.

Conforme a configuração e a necessidade, a Bravura distribui a bebida gratuitamente ou após o pagamento, feito por uma máquina conectada a um microcontrolador. As fórmulas são padronizadas, porém a máquina conta com um sistema de feedbacks que garante uma melhoria constante nas receitas. “Depois de entregue, o cliente pode responder como está a bebida. Com essas respostas, fazemos uma análise e vamos construindo as melhores opções. Ela é capaz de preparar qualquer drink, mas o foco, neste momento, se concentra nas caipiras e caipiroskas de limão e frutas, além das de vinho, que geralmente são as favoritas”, complementa.

Ainda de acordo com o engenheiro, o modelo foi desenvolvido para entregar uma experiência completa, permitindo a manutenção rápida e facilitada dos líquidos, além de ser compacta e portátil, o que facilita muito o transporte montagem nos eventos. “Preparar drinks manuais é um processo que leva tempo, é trabalhoso, precisa de funcionários. Nada como ter um equipamento totalmente personalizável, que em segundos prepara aquilo que a pessoa realmente deseja. Um facilitador, apoiador do entretenimento e lazer, que com certeza fará a diferença onde quer que esteja”.

Para quem tem interesse em conhecer mais a tecnologia e as vantagens de ter uma máquina no seu evento ou estabelecimento, basta entrar acessar: elbravura.com ou empresas.topedindo.app.
 

Texto: Samira Pereira

João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo – Assessoria de Imprensa Topedindo
48 99909-8725
www.alfacomunicacao.com.br

Pesquisar

Categorias

 

Recentes