Desvendar os desafios da liderança comunicadora e estratégias para comunicação interna eficiente em ambientes de trabalho 100% remotos motivam profissionais no primeiro encontro do RH Comunica

O RH Comunica é uma iniciativa criada em 2021 pela Alfa Comunicação e Conteúdo para levar conhecimento aos profissionais de recursos humanos e de comunicação da região que fazem parte da rede de contatos da Alfa. Portanto, o objetivo é promover o acesso a conteúdos que irão ajudar muito no planejamento de ações tanto na área de gestão de pessoas quanto de comunicação das empresas.

O primeiro encontro do RH Comunica, realizado na terça-feira, 21 de novembro, trouxe assuntos relacionados a liderança comunicadora com a consultora, mentora e treinadora da Business Performance, Renata Nunes.

Em seguida, a comunicação interna no trabalho 100% remoto com o fundador e CFO na empresa Simples Dental, Gélio Júnior encerrou o primeiro encontro.

O evento foi realizado de forma online e gratuita durante a manhã de terça-feira, 21 de novembro de 2023 com o apoio do Plano de Saúde São José. Todo o conteúdo está gravado e disponibilizado no canal da Alfa Comunicação e Conteúdo no YoTube: Alfa Comunicação e Conteúdo – YouTube

O autoconhecimento é um dos assuntos mais discutidos e uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de qualquer pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional. Além disso, ter consciência de si mesmo e o domínio das reações e comportamentos ajudam a melhorar as habilidades e competências.

Para isso, o autoconhecimento deve ser praticado como um exercício diário, para que as habilidades pessoais possam ser desenvolvidas. Dessa forma, a autoliderança, também foi inserida durante o encontro. Trata-se da habilidade de se liderar, com ela, o indivíduo assume o controle e a responsabilidade sobre sua trajetória profissional. 

No primeiro momento, a profissional trouxe em seu workshop Líder de Si Mesmo, insights inspiradores e importantes para desenvolver o autoconhecimento e autoliderança.

Além disso, todos os participantes inscritos puderam ter acesso gratuito a um assessment internacional para descobrirem o próprio perfil e entenderem a melhor maneira de se comunicar com a própria equipe.

  • Autoconhecimento:
    O processo do autoconhecimento acontece à medida que é oferecida a oportunidade de abrir nossas mentes para aquilo que está escondido dentro de nós.
    “Uma pessoa sem autoconhecimento ela atua quase 99% do tempo dela no instinto”, destacou Renata no início do encontro. O autoconhecimento é uma ferramenta de extrema importância na vida, quanto mais as pessoas se conhecem, mais elas tomam posse de si mesma.
    Dessa forma, possibilita ainda a identificação de possíveis gatilhos mentais e emocionais presentes no dia a dia. Afinal, profissionais que querem crescer, acima de tudo precisam se autoconhecer.
  • Comunicação e autoliderança: A autoliderança trata-se de uma habilidade necessária para obter o controle da vida, das emoções e decisões, assim como para alcançar o crescimento e desenvolvimento pessoal.

    Para se comunicar com eficiência diante da equipe, é necessário ter o domínio do autoconhecimento para o desenvolvimento da autoliderança. Dessa forma, Renata destaca que a motivação diante do grupo, é o resultado principal de se autoconhecer.

    Além disso, a autoliderança é sustentada pelo domínio dos cinco pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia, habilidade sociais.


O segundo momento do encontro, foi marcado pelo tema: Comunicação Interna no Trabalho 100% Remoto, onde os participantes puderam mergulhar no universo da comunicação e liderança no ambiente remoto.

O profissional compartilhou suas experiências e estratégias para comunicar e engajar toda a equipe trabalhando remotamente. Destacou ainda os desafios de manter vínculos e construir uma cultura corporativa com times engajados.

  • Trabalho remoto: O trabalho remoto tem sido um dos assuntos mais falados dos últimos tempos. O modelo que, antes, era visto como adaptável em poucos casos já se tornou uma prática comum com tendência de crescimento mundial.

    A modalidade permite realizar as atividades de qualquer lugar dispensando a necessidade de estruturas físicas e locais presenciais. Ou seja, com a tecnologia remota, é possível trabalhar de um café, de uma sala de reuniões ou até do outro lado do mundo.
  • O engajamento com a equipe: Durante o encontro, Gélio destacou algumas ações desenvolvidas pela empresa com o objetivo de integrar toda equipe que trabalha 100% remotamente. São ações efetivas que geram impacto e trazem resultados positivos para o grupo.

    Gélio destacou a importância da realização de reuniões de feedbacks de líderes com suas equipes, com o objetivo de criar proximidade e confiança entre os líderes e seus liderados

    Outra ação destacada pelo profissional foi a tabela de sinalizações com cores, dessa forma, o colaborador é instruído sobre a gravidade de seus erros através do significado de cada cor.

    As equipes também se reúnem com frequência para definirem prazos para a realização e entrega dos trabalhos. Ainda nesse sentido, são realizadas reuniões semanais de líderes com assuntos relacionados a liderança e novos desafios. Em alguns casos, são recebidas pessoas de outras empresas para conversar sobre os assuntos.

    A utilização de ferramentas para facilitar a comunicação interna e o gerenciamento de projetos também foram mencionadas por Gélio. Discord, Confluence, Jira e soluções oferecidas pelo Google, foram as citadas.

    Além disso, a equipe utiliza um programa que simula um escritório virtual, o Guedder, onde é possível visualizar os funcionários e poder ter a sensação da presença física.


Para encerrar, Gélio mencionou a reunião semanal realizada com toda equipe no final de cada sexta-feira. Na oportunidade, por exemplo, é cantado parabéns aos aniversariantes ou para aqueles que completaram tempo de casa, um momento de descontração e proximidade entre todos.

Artigo por Karoline Mariot.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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