A importância de um layout padrão e legível

O princípio da comunicação é o entendimento. Uma mensagem clara e legível tem maiores chances de sua entrega ser bem sucedida. Indiferente do meio – impresso ou digital – o layout deve seguir dois tipos de padrão, o institucional e o do design.

No sentido institucional, o uso das cores, elementos gráficos, mascotes, selos e logo da empresa devem seguir um padrão pré-estabelecido para que as informações sejam entregues de forma coesa. Além disso, quando uma empresa/serviço utiliza sua comunicação visual como estratégia de Branding, aumenta as chances de seu público criar um vínculo com a marca (como a cor vermelha que pode lembrar a Ferrari).

Para você entender a força do Branding, veja essa imagem:

Não tem o logo, mas você sabe que é da Coca-Cola, né?

De forma bem resumida, o Branding propõe manter todo o aspecto visual e sensorial coeso para gerar conexão com seu público. E isso ocorre em diversos canais, como um story nas redes sociais, um outdoor, anúncio em revista, um email e mídias na TV Corporativa. É uma forma de padronizar as informações para criar lembranças na cabeça das pessoas. Ou seja, um layout organizado, contribui para fixação da imagem, rápida associação e o mais importante: compreensão da mensagem.

Já no sentido do design, além de seguir as normas institucionais, é fundamental dosar a quantidade de imagens e textos no layout, composição, margem, o contraste das cores, levar em conta o tempo de transmissão (em caso de mídias digitais), textos legíveis e fontes padronizadas, uso de imagens e gráficos com qualidade próprias para o meio onde serão transmitidas. Além de fazer uma curadoria do briefing para priorizar que a comunicação visual seja entregue da melhor forma ao público.

Quando um layout (impresso ou digital) é bem estruturado, sua informação é rapidamente absorvida. Dessa forma, fica mais fácil compreender um assunto, garantindo a compreensão da mensagem. Já pensou um colaborador receber uma mensagem em enigma? Isso afetaria a sua interpretação e execução da tarefa. Trazendo falhas e prejuízos para a organização.

Em resumo, todo layout precisa ser legível e bem intencionado, priorizar os conteúdos fundamentais, excluir qualquer ruído de comunicação e incluir elementos próprios de quem comunica e onde se comunica. Esse planejamento visual trará benefícios como: melhor comunicação e entendimento de informações e atividades, diminuição de falhas, custos e ociosidade, associação e vínculo com o anunciado.

Artigo por Guilherme Laitano.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes