Sucesso na participação de feiras e planejamento de comunicação

A coleção de credenciais guardadas lá em casa me faz lembrar das dezenas de eventos onde estive nos mais de 15 anos de carreira em assessoria de imprensa e, entre estes, sem dúvidas o ambiente da Expo Revestir é diferente pela grandiosidade em diversos aspectos. Mês passado estive pela quinta vez em São Paulo para acompanhar um cliente neste evento, um dos cinco maiores do mundo no segmento de cerâmica para revestimentos, louças sanitárias e outros produtos da construção civil. Nova oportunidade para observações e aprendizados.

A edição de 2023 foi diferente em alguns aspectos e na principal novidade do evento eu acabei vivenciando: a Haus Decor Show, feira paralela à Expo Revestir na qual foram abrigados os segmentos de tintas, iluminação e automação residencial. Uma área inteira de estreantes naquele universo lotado de profissionais da arquitetura, design de interiores, engenharia e do varejo da construção civil (home centers e lojas). Além, claro, dos jornalistas e produtores de conteúdo. Imagina o tamanho do desafio de chamar a atenção dessas milhares de pessoas.

Feira é canal de relacionamento, portanto comunicação

Por estar na cobertura da Tintas Farben, passei os quatro dias na Haus Decor Show. Assim como o nosso cliente, todas as que estavam ali pela primeira vez teriam a experiência de lidar com o público da Expo Revestir. Na concorrência pela atração das pessoas, fez muita diferença a apresentação dos estandes e as ações de ativação, como talks e interações criadas na própria estrutura dos espaços.

Outro fator que cada vez mais deve ser levado em conta no planejamento de participação de uma feira é a criação de social media moments, como chamam os apresentadores da excelente série Stay Here, da Netflix (em português o nome ficou Reforme na Baixa, fature na Alta). O conselho deles para os anfitriões de AirBNB também vale para quem vai expor em qualquer evento: crie ambientes legais para os visitantes fazerem fotos, vídeos e, claro, marcar a sua empresa nas redes sociais.

Instagram, Linkedin, Facebook, Twitter, TikTok e quaisquer redes sociais são ferramentas importantes de conectar o público que não pode estar nas feiras ao que está rolando dentro dos pavilhões e estandes. Os canais proprietários (sites e blogs das empresas) e a imprensa configuram ferramentas importantes para potencializar essa divulgação.

As feiras, sobretudo as de grande porte como a Expo Revestir e a Haus Decor, atraem muitos jornalistas interessados em conhecer as novidades e inovações para levá-las ao conhecimento dos seus públicos. Nesse momento entra o importante papel da assessoria de conectar repórteres e influenciadores com a empresa, de introduzir, explicar, esmiuçar tudo o que pode se tornar pauta para os veículos de comunicação. E assim como ocorre com os demais visitantes (clientes e demais stakeholders), os eventos são uma importante ferramenta de relacionamento também com os jornalistas – que já conhecem ou não sua marca.

A assessoria tem a missão de mediar as duas pontas (cliente e imprensa), facilitando a vida de todos, com o fornecimento de informações precisas e colocando em contato os repórteres e as fontes. Materiais ricos em dados e disponibilidade para atendimento durante os dias de evento são fundamentais para o resultado desejado ser alcançado. Com a oportunidade da interação pessoal promovida pelas feiras, abre-se uma chave para a construção e fortalecimento de relacionamentos que podem render muitas pautas.

Para estar em uma feira, investimentos muitas vezes são altos, portanto o planejamento de comunicação e marketing alinhado ao comercial se torna importante para as marcas, pensando nos públicos de dentro e de fora dos eventos.

Artigo por João Pedro Alves.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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