Comunicação interna: como fazer a mensagem chegar a todos os públicos

Quando se fala em comunicação corporativa, a ideia de “conversar claramente com o mercado” logo vem à mente. No entanto, vale lembrar que investir no relacionamento com o público interno é tão – ou mais – importante do que fomentar o diálogo com o público externo.

Aquilo que sua empresa faz e apresenta ao mundo deve estar alinhado dentro de casa, justamente por serem os colaboradores os principais representantes e porta-vozes do negócio. Eles podem contribuir com o crescimento e enaltecer as virtudes da empresa, assim como podem simplesmente minar a credibilidade adquirida no decorrer dos anos.

Para que o cenário seja positivo, é preciso trabalhar a comunicação interna nas suas diferentes variações. Fazê-la chegar a todos os públicos. Utilizar diferentes canais e meios para repassar, de forma transparente, informações que deixam os colaboradores cientes sobre o dia a dia da empresa.

Se você se interessa pelo assunto, leia até o fim e conheça algumas das inúmeras ferramentas disponíveis para transmitir e compartilhar, de forma assertiva, informações relevantes e estratégicas no ambiente corporativo.

Pesquisas internas: têm o objetivo de saber o que os colaboradores estão pensando e como estão se sentindo com relação à organização. Por meio dela, é possível identificar quais as melhores formas de se comunicar com a equipe. Além disso, fica mais fácil planejar estratégias de melhorias nos processos da empresa,

Intranet: rede corporativa com acesso permitido somente aos funcionários, onde podem ser divulgadas ações, datas festivas, recados importantes, novidades, etc,

Reuniões de planejamento e de feedbacks: algumas vezes, conversar pela internet pode causar algum tipo de ruído. Por isso, manter as tradicionais reuniões físicas não devem ser descartadas, já que elas servem para alinhamento, repasse de informações e planejamento,

Mural na empresa: instalados em lugares estratégicos dentro do ambiente de trabalho, os murais expõem detalhes, benefícios, valores, reconhecem o trabalho do colaborador, destacam as conquistas da equipe, entre outros pontos importantes,

TV Corporativa: veículo de comunicação criado para atender às necessidades específicas da organização. Ela tem a finalidade de informar, engajar e valorizar os profissionais, clientes e parceiros do negócio,

Redes sociais internas: reúnem funcionários e gestores, possibilitando um contato rápido, direto, prático e dinâmico, assim como o compartilhamento de informações.

Lembre-se: ter uma comunicação interna eficaz traz vantagens expressivas. Ela melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, diminui a rotatividade, facilita a integração de novos funcionários, minimiza boatos e fofocas.

Seja transparente, ouça o que o seu público tem a falar e dê o protagonismo que ele merece!

Com todos estes pontos alinhados, com certeza você promoverá um melhor serviço para os clientes, terá uma equipe ainda mais engajada, uma cultura organizacional forte e uma empresa mais competitiva.

Artigo por Samira Pereira.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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