Como identificar os gargalos da comunicação interna de sua empresa

Como identificar os gargalos da comunicação interna de sua empresa

Você já se perguntou por que às vezes as informações parecem não circular direito dentro da organização? Normalmente, as empresas identificam que há problemas na comunicação interna quando aplicam pesquisa de clima ou participam de rankings como Great Place to Work. Com estes mecanismos, é possível saber que a comunicação interna não está ocorrendo de forma adequada, porém estes instrumentos de pesquisa não nos dão o porquê de a CI estar ineficiente.

A chave para desvendar esse mistério pode estar em usar uma metodologia de diagnóstico de comunicação interna. Essa abordagem nos ajuda a identificar onde e por que os gargalos estão acontecendo. Com um diagnóstico claro, fica mais fácil criar estratégias eficazes para garantir que a informação flua sem barreiras, melhorando o desempenho e o ambiente de trabalho.

Aqui na Alfa Comunicação e Conteúdo, usamos uma metodologia própria para identificar onde estão os problemas da comunicação interna. Começamos com o briefing, uma conversa com as pessoas que cuidam dessa área para entender como é o fluxo atual, os canais utilizados e as principais dores do processo. O segundo passo é aplicar uma pesquisa quantitativa para ter o máximo de participação dos funcionários. Após levantar estas informações por meio de questionário, chamamos alguns grupos de pessoas para uma conversa franca, clara e direta. Desta forma, temos a confirmação de alguns elementos da pesquisa e também novos dados que validam possíveis ações.

A partir do Diagnóstico de Comunicação Interna é possível traçar um plano de curto e médio prazo para melhor o fluxo das informações. É importante lembrar que quando aplicamos este tipo de instrumento, cria-se uma expectativa de melhoria e, por isso, é importante que exista ação na sequência.

Cada empresa tem cultura, história e processos próprios que vão impactar a comunicação interna. Porém, independente destes elementos, há gargalos que sempre aparecem nos diagnósticos. Aqui, contamos a você alguns deles.

1. Feedbacks: as pessoas querem saber como está o próprio desempenho e o que podem fazer para melhorar a performance.

2. Carreira: os profissionais querem saber como podem se desenvolver e crescer dentro da empresa. Como manter as pessoas na sua empresa se estas informações não estão claras?

3. Futuro: os funcionários querem saber para onde a empresa está indo para ajudar a alcançar os resultados desejados.

Lembre-se, a comunicação eficiente é um trabalho contínuo e essencial para o sucesso de qualquer organização. E aí, você já identificou algum desses gargalos na sua empresa? Compartilhe suas experiências e vamos trocar ideias!

Artigo por Andressa Fabris.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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