Me.Conecta vence o Startup Weekend Criciúma 2023

Quase dois em cada 10 brasileiros não pratica atividade física por falta de parceria e a esse público se direciona a Me.Conecta, vencedora do Startup Weekend Criciúma 2023 (SW). O eventou ocorreu de sexta (14) e culminou nas apresentações dos pitches das 14 equipes nas quais se dividiram os 94 participantes da edição, ocorrida dentro do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Parque das Nações.

A equipe vencedora formada por Heitor Carvalho Neto, Daniel Lindermann, Thiago Zimmermann e Janaína Cardoso de Souza idealizou, validou e convenceu a banca julgadora da viabilidade como negócio em 54 horas. “Foi uma experiência incrível que com certeza vai mudar minha vida daqui para frente. Tínhamos uma ideia no começo, tivemos que modificar a rota, mas com muito trabalho e a ajuda dos mentores conseguimos terminar essa jornada com êxito”, comemorou o jornalista Heitor Carvalho.

A banca avaliadora dos projetos foi constituída pelos empreendedores Renato Costa, Kamila Silva e Graziela Gislon. “Todos merecem os parabéns por se dispor a participar de um evento longo, exaustivo, mas de muito aprendizado. Tivemos aqui muitas ideias interessantes com potencial e virar negócios lucrativos”, disse Graziela.

Organizado por um grupo de voluntários, o SW Criciúma de 2023 destacou-se pelo caráter da diversidade dos participantes, acredita o líder da comissão responsável, Vaime Júnior. “O evento tem como um dos principais propósitos tirar as pessoas da zona de conforto e estar no meio de tantas pessoas de idades, etnias e origens diferentes contribuiu nesse sentido. Temos convicção que os 12 bootcamps, encontros preparatórios com temas afins ao SW com o objetivo de divulgar o evento e atrair pessoas, foi essencial. Nessas oportunidades cedemos 20 ingressos a pessoas que tiveram a chance pela primeira vez de entrar em um evento de inovação desse porte. E a diversidade é fundamental para qualquer inovação”, contou.

Como funciona o SW

O maior evento de startups do mundo, o SW aplica a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países e, em Criciúma, pela sétima vez. No primeiro dia todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas e as equipes formadas com pessoas das áreas de negócios, criatividade e desenvolvimento. Em 2023 foram 74 propostas levadas, um recorde nas edições de Criciúma.

Ideias selecionadas e equipes formadas chegou a hora do trabalho. Ao longo do sábado e domingo, a imersão empreendedora envolveu validações dos problemas, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até as primeiras vendas. O processo foi acompanhado por um grupo de 12 mentores, profissionais e executivos com experiência de mercado. “Algumas situações que acompanhei aqui eu nunca cheguei a passar na minha vida empreendedora. Momentos tensos como parar tudo e recomeçar do zero. Ver a galera reagindo, contar que ficou sem dormir pensando nos problemas, foi muito interessante, contou um dos mentores, o CEO da Team Move, Fabrício Biava.

Para outro mentor, o gerente de Marketing da Move On Marcas, Pedro Costa, o Startup Weekend tem o papel de desenvolver as noções e capacidades de empreendedorismo, mas talvez o principal da experiência esteja na habilidade de lidar com imprevistos. “É uma grande escola para se testar diante de grandes desafios, como falar e reagir”, relatou.

PRIMEIRO LUGAR

MeConecta – plataforma que conecta pessoas com interesse comum em praticar esportes

SEGUNDO LUGAR

Trampo fácil – plataforma que conecta pessoas a prestadores de serviços, como reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos

TERCEIRO LUGAR
Ingressei – plataforma que conecta pessoas interessadas em vender com compradores de ingressos de shows e eventos

MENÇÃO HONROSA

Essa vaga é minha – formação de mão-de-obra qualificada

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes