Jornada Conteúdo de Valor: um resumo das discussões

conteudo-de-valor

 

Debater a importância de autenticidade, explorar melhor a criatividade e aprofundar as técnicas de escrita e construção de Storytelling. Esses foram os temas das palestras da 1ª Jornada Conteúdo de Valor, realizada em Florianópolis, no último domingo (13). Quatro profissionais da Equipe Alfa Comunicação participaram da jornada e elencaram os principais tópicos tratados em cada apresentação.

“Autenticidade é ser fiel a si mesmo”. Foi com essa frase que o Publicitário e Sócio-diretor da Cohoo Márcio Cabral iniciou a palestra intitulada “Autenticidade é poder”. Durante a apresentação, o publicitário reforçou que autenticidade no campo empresarial é, sobretudo, ser transparente. Para isso, é preciso alinhar as práticas internas de uma empresa à imagem apresentada ao público, no intuito de não prejudicar sua reputação junto ao cliente final. Como exemplos negativos disso, foram citadas as “histórias sonháticas” criadas pela grife Hollister, sorvetes Diletto e Sucos do Bem. Em todas elas, foram inventadas trajetórias (algumas sustentavam suas produções de storytelling) que de fato não existiam, para justificar sua cultura organizacional, o segmento e até os preços diferenciados de seus produtos. Para aprofundar o tema autenticidade, o publicitário foi além do senso comum e falou ainda sobre o propósito de cada marca. “Qual o propósito transformador da sua empresa? É preciso identificá-lo, pois se torna uma religião, é o norte para a cultura organizacional da empresa. Isso também é autenticidade”, explicou Cabral.

Dando sequência a um dos tópicos da primeira palestra, o Consultor em Comunicação e Cineasta Olavo Pereira Oliveira abordou as práticas de construção de storytelling, narrativa que busca fortalecer uma marca, conectando-a emocionalmente ao público, por meio de uma boa história. Empatia, conflito, viradas, transformação e uma verdade retratada são as bases do mapa da narrativa que direcionam o profissional de comunicação a construir uma storytelling de sucesso. “Cabe ao profissional da comunicação descobrir essa história, construí-la a partir do mapa da narrativa e contá-la ao público”, explicou ele.

Em uma palestra dinâmica e bem-humorada, o Escritor e Palestrante Maximiano Augusto Gonçalves Neto tratou o tema criatividade. Como se manter conectado? Como ser uma fonte de soluções através da criatividade? Para ele, treinar, praticar e ler é fundamental. O desespero e a limitação são características que à primeira vista parecem negativas para isso. No entanto, Max mostrou que podem ser essenciais para a reconexão com a criatividade, uma vez que a necessidade, aliada ao bom senso, movem cada um em busca de soluções inteligentes para diversos impasses. Pensamento extremo (o famoso “sair da caixa”), um espaço para pensar, atestar o óbvio e a ideia de que “todos nós podemos e somos criativos” também foram tópicos de destaque sustentados pelo Escritor durante a palestra.

E, por último, o Jornalista e Palestrante Rogério Godinho se propôs abordar o tema “Escrever com técnica”. Como aperfeiçoar a estrutura, trazer mais clareza e objetividade ao texto, incorporar ritmo e uma sequência natural à narrativa foram os principais pontos reforçados pelo jornalista.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes