Saúde dos Colaboradores: em pauta todos os dias

Os profissionais de Recursos Humanos, diretores e lideranças das empresas têm um papel fundamental para manter seus colaboradores motivados, engajados e produtivos. Independentemente do contexto atual da organização, é preciso atenção e assistência à saúde dos colaboradores para não comprometer o bem-estar e a qualidade de trabalho.

Uma pesquisa aponta que 81% das empresas pretendem criar ou fortalecer seus programas de promoção e prevenção de saúde. As iniciativas mais comuns são campanhas de vacinação, combate à hipertensão, estímulo à atividade física, combate ao diabetes, orientação nutricional, saúde mental e combate à depressão.

Além dessas ações, é importante destacar a relevância de programas de conscientização sobre a importância da qualidade do sono, ansiedade, estresse, burnout. Estes fatores, muitas vezes negligenciados – principalmente pelos próprios funcionários, têm impactos significativos na saúde mental e física dos colaboradores.

E por que isso é importante?
Pessoas fisicamente ativas evitam o desenvolvimento de diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade e outras doenças relacionadas ao sedentarismo. Por esse motivo, esses colaboradores têm baixos custos de saúde, diminuem atestados, evitam custos de substituições e treinamentos, são mais produtivos e contribuem para o desempenho geral da empresa.

Além disso, a promoção de ambientes de trabalho ergonômicos e a implementação de pausas ativas durante o expediente são medidas que contribuem para prevenir problemas posturais e distúrbios osteomusculares.

Para prevenir ou minimizar doenças e distúrbios (como a LER), a prática de exercícios, informações em murais e TV corporativas, ações específicas com médicos especialistas e segurança no trabalho são estratégias que contribuem para a conscientização dos colaboradores. Um colaborador feliz e saudável não apenas se sente “em casa” ao encontrar valores compatíveis e sentimento de pertencimento, mas também tende a ser mais resiliente diante de desafios e mudanças organizacionais.

Sua empresa tem investido em informações e ações mais assertivas em apoio à saúde dos seus colaboradores? Este é um investimento que não apenas beneficia os funcionários individualmente, mas também promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Artigo por Guilherme Laitano.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes