Varejo em pauta: pioneirismo na produção de podcasts segmentados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Podcast da FCDL completa quatro anos com produção de conteúdo exclusivo para o comércio

Os podcasts surgiram para unir a tecnologia ao recurso de áudio, antes valorizado em plataformas analógicas. Segundo um estudo do Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019, tendo sua produção aumentada na mesma escala, com foco em demandas específicas. Mas, muito antes disso, mais de 44 mil comerciantes de Santa Catarina já tinham acesso ao formato, com conteúdos exclusivamente voltados ao seu segmento. Com a proposta de auxiliar na gestão do negócio de varejo, há quatro anos, quando nem se sabia muito bem quais eram as potencialidades do recurso, a Bossa Experiências Criativas iniciava o projeto junto com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

Com o intuito de suprir a demanda de facilitar o acesso a informações práticas para lojas de pequeno e médio porte, aproximando a entidade do cotidiano de seus associados surgiu o “Varejo em pauta”. O podcast distribuído pela entidade, por meio do sistema conhecido como SISPC e emails, tem o desenvolvimento de conteúdo e a narração feita pela especialista em Marketing e Comunicação, Lúcia Búrigo, que vivencia as questões do varejo há mais de 20 anos. Ela é sócia da Bossa, empresa que atua na inteligência estratégica de comunicação para organizações, por meio de projetos customizados.

O podcast se tornou uma nova forma de levar ao lojista informações relevantes, com potencial de ajudá-lo a transformar os negócios. “Os episódios semanais servem para, de forma leve e contínua, compartilhar conteúdos práticos sobre gestão, vendas, comunicação e tudo que rodeia o universo varejista”, explica a profissional. “A linguagem é simples, muito coloquial e aborda de forma clara questões com as quais ele se depara nas suas atividades”, complementa. 

Em sua quarta temporada o projeto já soma quase 200 episódios. O material também já se tornou inspiração para conteúdos compartilhados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aos varejistas de todo país. O presidente da entidade, Ivan Roberto Tauffer, percebe o espaço como necessário para o crescimento do comércio. “Precisamos dialogar sobre o presente e o futuro da sociedade, envolvendo questões como empreendedorismo, comunicação e promoção social, o que temos feito por meio de ferramentas inovadoras como esta”, celebra.

Além da constância das informações que acabam se tornando parte da rotina dos ouvintes, a produção de conteúdo de forma personalizada entrega conhecimento facilmente aplicável. “Cada edição é produzida de acordo com a demanda da entidade que ouve de forma ativa às necessidades dos associados e inclui essa participação nas pautas e o mais importante é que esse projeto pode ser tranquilamente customizado para outros segmentos e necessidades”, conta Búrigo.

Categorias

 

Recentes