Unicred Centro Sul conquista conceito A-(BRA) em avaliação da maior agência de classificação de crédito do mundo

Fitch atribuiu a nota destacando a solidez, a qualidade de crédito e a gestão da cooperativa

A Unicred Centro Sul, pelo segundo ano consecutivo, recebeu a avaliação A-(BRA) da agência Fitch, uma das mais conceituadas do mundo em classificação de risco de crédito.  A nota indica uma perspectiva de estabilidade e solidez na cooperativa de crédito com atuação no Sul de Santa Catarina, Oeste do Paraná e Brasília. O relatório completo está divulgado no site oficial da avaliadora: https://www.fitchratings.com/research/pt/banks/fitch-affirms-unicred-centro-sul-at-a-bra-outlook-revised-to-stable-19-05-2021.

Para chegar à nota, a agência efetuou uma análise completa da Unicred Centro Sul enquanto modelo de negócio, a gestão e os indicadores desempenho. O relatório exalta o crescimento dos ativos (32%) e do volume de operações de crédito (46%) e destaca ainda a baixa inadimplência e os bons resultados nos indices de qualidade de crédito.

A cooperativa conta atualmente com 14,5 mil cooperados e possui cerca de R$ 1,5 bilhão em recursos administrados (soma dos depósitos totais, patrimônio líquido, fundos de investimentos e previdência). Há mais de cinco anos a Unicred Centro Sul ocupa uma das três primeiras posições no ranking nacional das melhores cooperativas do Sistema Unicred Brasil, divulgado todos os meses, no qual figura na liderança desde o início de 2021. A avaliação da Fitch corrobora o estágio de amadurecimento, sobretudo nos pilares da solidez, crescimento e rentabilidade e qualidade da carteira de crédito, aponta o diretor executivo da instituição, Marcelo Lima.

“Nós temos uma série de processos internos de segurança dentro do sistema, incluindo a classificação de risco, porém ao nos submeter à avaliação de uma agência de renome mundial como a Fitch, estamos diante de uma visão de como o mercado enxerga a cooperativa. Quando um cooperado vem investir aqui, quer ter a certeza de que o dinheiro dele está sendo bem aplicado. A gestão eficiente vai resultar em automatização de processos, capacitação da equipe e a uma baixa inadimplência, por consequência aumento de rentabilidade da instituição financeira”, explica Marcelo.

A perspectiva de estabilidade e solidez de longo prazo consignada pela Fitch tende a crescer ainda mais nos próximos anos e o início positivo de 2021 oferece uma prévia disso, na visão do diretor da Unicred Centro Sul.A cooperativa atingiu o recorde do indicador de rentabilidade do primeiro quadrimestre de 2021, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (conhecido no mercado como ROE), de 850% do CDI. “Os resultados positivos de 2020 vem se consolidando no decorrer do primeiro semestre e nos dá a perspectiva de que ao fim do ano termos a maior distribuição de sobras da nossa história aos cooperados”, projeta Marcelo. No sistema cooperativista, as sobras anuais de recursos (o equivalente ao lucro nos bancos tradicionais) são distribuídos aos associados.

Unicred SC/PR também alcança nota A-(BRA) pela Fitch

A cooperativa central Unicred SC/PR, da qual a Unicred Centro Sul e outras cinco singulares fazem parte, também passou pelo crivo dos auditores da Fitch e conquistou a nota A-(BRA). “Esta é uma excelente nota, ainda mais se analisarmos o cenário mundial em que vivemos em 2020, com muitos desafios. A adaptação da tecnologia e o atendimento das equipes de forma ágil e eficiente contribuíram para esta avaliação positiva”, comemora Silvana Agostini, Diretora de Riscos e Compliance da Unicred SC/PR.

Alfa Comunicação e Conteúdo – Assessoria de Imprensa Unicred Centro Sul
João Pedro Alves – 48 99909-8725
www.alfacomunicacao.com.br
 

Pesquisar

Categorias

 

Recentes