A Unicred Centro Sul aprovou um conjunto de alterações estatutárias voltadas à sustentabilidade financeira e ao aumento da base de cooperados. A principal mudança foi a redução da cota capital de ingresso para R$ 1, medida já adotada com sucesso por outras cooperativas do Sistema Unicred em Santa Catarina e que agora passa a integrar a estratégia da singular. As modificações foram incluídas na pauta de uma Assembleia Geral Extraordinária realizada de forma online com os cooperados.
Outra mudança aprovada foi o aumento do percentual das sobras destinado ao fundo de reserva, que passa de 70% para 75%. O objetivo é reforçar o patrimônio da cooperativa e fortalecer sua capacidade de expansão nas regiões Sul de Santa Catarina, Oeste do Paraná, Distrito Federal e Tocantins. A cooperativa também confirmou a mudança de sua sede para a Rua Júlio Gaidzinski, nº 434, no bairro Pio Correia, em Criciúma, onde ficarão concentrados o núcleo estratégico, as diretorias e o conselho de administração.
A revisão da cota capital faz parte das diretrizes do planejamento estratégico e responde ao movimento de transformação do sistema financeiro, observa o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado. “As cooperativas de Santa Catarina que reduziram a cota capital para R$ 1 cresceram muito bem no nosso público-alvo, que é a área da saúde. Observamos que essa é uma alternativa consistente para atrair novos perfis, especialmente jovens e universitários, diante do avanço rápido dos bancos digitais”, diz. Ele ressalta que ampliar a base de cooperados fortalece o resultado operacional, sobretudo com os movimentos de expansão que a cooperativa vem empreendendo para outras regiões do país. “O aumento do resultado da cooperativa virá do maior número e volume de operações. Crescer com negócios é o nosso principal objetivo, associado ao avanço do patrimônio líquido, com destaque para a capitalização de PJ”, explica.
Fortalecimento do fundo de reserva
O ajuste no percentual das sobras destinadas à reserva legal visa a solidez patrimonial, enaltece o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima. “Nossa intenção é fortalecer o capital da cooperativa e preservar o patrimônio do nosso cooperado. A mudança de 70% para 75% é uma medida que reforça esse posicionamento e sustenta uma estratégia sólida de crescimento”, afirma. Ele acrescenta que a iniciativa está alinhada ao compromisso da diretoria e do conselho de administração com a perenidade da instituição. “Estamos falando de um crescimento equilibrado, de um ciclo virtuoso do cooperativismo, no qual cooperativa e cooperados avançam juntos, gerando prosperidade”, destaca.