Topedindo adota estratégia de crescimento sustentado em aquisições de startups

A Topedindo, empresa que nasceu em Criciúma, está com uma estratégia de trabalho bastante diferenciada. Antes atuando apenas com o serviço online de venda de produtos no ramo alimentício, a marca expande seus horizontes e se posiciona no mercado como uma investidora em empresas e startups de base tecnológica. De janeiro de 2022 para cá, foram quatro aquisições e um investimento, somando em conhecimento, esforços e parceria, para entregar um produto ainda mais completo aos clientes.


De acordo com o sócio da Topedindo, Luís Felipe Cardoso Fabris, a primeira empresa adquirida foi a Polvo Tickets, em janeiro de 2022, para entrar de vez no mercado de eventos. Após, vieram a Folk Sistemas e a Startup Neexels. Já neste ano, a empresa investiu na Bravura, tornando-se sócia majoritária da máquina de drinks. “Sempre procuramos empresas ou startups que tenham a mesma relação com os segmentos que atuamos e com base tecnológica. Dessa forma conseguimos agregar no nosso produto, crescer mais rápido, e aumentar, consequentemente, a equipe e o faturamento”, pontua.


Outra estratégia que foi adotada pela empresa, conta Luís Felipe, é a rapidez ao decidir pelo fechamento de novos negócios. “A primeira compra foi feita em duas semanas. Acreditamos que o sim ou o não precisa vir muito rápido. Gostamos de otimizar o tempo, de agilizar, mas da forma mais assertiva possível”, diz ele, ao complementar: “conversamos com o empreendedor, vemos se há combinação entre os nossos negócios, se está de acordo com os nossos valores e cultura. Todas as empresas já adquiridas ou investidas tinham um propósito semelhante ao nosso e vieram para somar ao portfólio”.


On-line e off-line caminhando juntos
A Folk Sistemas foi a segunda empresa adquirida, após a Polvo Tickets. Referência em sistemas de gestão de bares e restaurantes, ela uniu forças à plataforma da Topedindo ainda em 2022. De acordo com o fundador, Marcelo Michels Alexandre, a partir da aquisição foi possível oferecer ao cliente um produto completo. “É o melhor dos dois mundos juntos, web on-line e off-line. A Folk com foco na gestão para o restaurante e a Topedindo em site e aplicativo para o consumidor final. Assim conseguimos atender os lojistas de ponta a ponta”, diz Marcelo.


Desde a aquisição, os colaboradores das duas empresas foram unidos, passando a somar no time do topedindo. “Percebemos que as soluções evoluíram em um ritmo muito maior e, consequentemente, a entrega também foi otimizada. Ter uma solução completa abriu muitas portas para alcançar novos clientes, assim como passamos a fazer o atendimento total da cartela que já tínhamos”, explica. 


Para o futuro, expectativas são de ainda mais aquisições e crescimento
Atualmente a Topedindo atua na parte de bar, restaurante e eventos, por meio das verticais Topedindo Alimentação, Topedindo Ingressos, Folk Sistemas, Neexels QRCode na Mesa e Máquina de Drink Bravura. A ideia é continuar seguindo esta estratégia, fomentando parcerias e oferecendo serviços cada vez mais completos, abrangentes e tecnológicos. “Assim que entramos na operação, entendemos por completo o negócio, organizamos, fazemos a gestão e estruturamos as partes comercial e de tecnologia. Dessa forma conseguimos agregar com conexões, estratégia e operacionalmente”, explana Luís Felipe.

A “Nova Topedindo”, que surgiu em Outubro de 2021 sob gestão dos sócios Luís Felipe Cardoso Fabris e João Renato Vieira, segue de olho no mercado, avaliando os negócios para adquirir ou investir. “O objetivo é comprar empresas com faturamento escalável, cultura forte, que sonhe grande. Onde o sócio possa escolher por continuar na nova operação ou fazer o ‘exit”, enfatiza Luís Felipe, ao complementar: “o intuito é expandir a empresa e ser referência nos mercados que atuamos”.

Texto: Samira Pereira


João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo 
48 99909-8725
www.alfacomunicacao.com.br

Pesquisar

Categorias

 

Recentes