Saúde mental nas empresas e a importância da comunicação interna pauta evento com gestores de pessoas

RH Comunica, organizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo, teve a participação do psicólogo e jornalista, Fábio Cadorin e a CEO da Athens Gestão de Pessoas, Patrícia Gomes

Fortalecer a saúde mental, a comunicação e enfrentar os desafios cotidianos nas organizações estiveram entre os temas debatidos no segundo encontro do RH Comunica, realizado na manhã desta terça-feira (28), com a participação direcionada à profissionais das áreas de Gestão de Pessoas e Comunicação Interna de empresas da região.

O evento promovido de forma online e gratuita pela Alfa Comunicação e Conteúdo recebeu o Psicólogo e Jornalista, Fábio Cadorin e a CEO da Athens Gestão de Pessoas, Patrícia Gomes.

A saúde mental no ambiente de trabalho, foi o principal assunto levantado por Cadorin durante o encontro. Através de dados atualizados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, o profissional destacou que o Brasil se sobressai como o país mais ansioso do mundo e ocupa o 5º lugar como o mais depressivo. Ele também reforçou sobre a Síndrome de Burnout, doença ocupacional ou estresse crônico de trabalho que atinge profissionais quando não administrado com sucesso. Baseado nessas informações, o profissional também trouxe orientações e ações para serem aplicados no ambiente de trabalho.

“As pessoas estão sofrendo, olhando para os dados apresentados, a gente pode ver isso. Portanto, se você investe em saúde mental, o retorno é certo”, destacou Fábio durante o encontro.

Promover atividades que estimulem o bem-estar no ambiente de trabalho, praticar a escuta ativa e oferecer feedbacks assertivos, foram algumas das orientações levantadas por Cadorin.

No segundo momento do encontro, a CEO da Athens Gestão de Pessoas, Patrícia Gomes, compartilhou a elaboração e execução do case Produtivamente, ação que teve como principal objetivo zelar pela saúde mental dos colaboradores de uma empresa.

Com duração de 12 meses, o projeto foi elaborado através das fases de mapeamento dos casos, acolhimento e a parte da execução de ações entre os colaboradores.

Foram realizados questionários para identificar os estados emocionais de cada colaborador, baseado no retorno que foi recebido, foram identificados pontos importantes que serviram de direcionamento para melhorar e qualificar ainda mais o ambiente de trabalho.

Além disso, Patrícia destacou outras ações que foram realizadas, como uma palestra em conjunto com os familiares e uma ação em conjunto com colaboradores chamada de “oficina das emoções”, para conhecer de fato o que é a emoção e suas reações.

“Cuidar das emoções do time traz lucro, afinal pessoas felizes e saudáveis são muito produtivas e constroem organizações melhores e mais eficientes”, finalizou Patrícia.

O conteúdo do evento, está gravado e disponível no canal da Alfa Comunicação e Conteúdo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ytU4mxg4N0U.

Sobre o RH Comunica

É um evento online e gratuito para discutir questões relacionadas à área de RH e da Comunicação Interna. Com o tema Diálogos Estratégicos – Comunicação Interna e Recursos Humanos em Ação, o seminário conta com dois dias de apresentação.

O primeiro encontro do RH Comunica, realizado no dia 21 de novembro, tratou sobre a comunicação interna das organizações da atualidade, a preparação de lideranças e o trabalho remoto. O conteúdo, está gravado e disponível também no canal da Alfa Comunicação e Conteúdo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zCFUB38cmCI.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes