Programa de educação financeira da Unicred Centro Sul será expandido para universidade paranaense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cooperativa de crédito e a Unioeste, de Cascavel, assinaram acordo para realização das atividades, após experiência de sucesso com estudantes da Unesc

Uma iniciativa inovadora de educação financeira para universitários, concebida no Sul de Santa Catarina, começa a ser replicada para outras regiões do país. O Unicred.EDU, desenvolvido pela Unicred SC/PR na Unesc no primeiro semestre, terá uma edição em breve para acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel. A parceria foi assinada pela reitoria da instituição de ensino e representantes da Unicred Centro Sul.

O Unicred.EDU é um curso gratuito, online e está sendo expandido para outras instituições de ensino. O conteúdo e a metodologia têm o objetivo de prover conhecimentos de gestão e planejamento financeiros para preparar os estudantes para a vida profissional. São cinco módulos, divididos em Gestão de Finanças Pessoais, Investimentos, Empreendedorismo, Marketing e Inovação. Com exceção do módulo de Inovação, que é exclusivamente a estudantes da área da saúde, os demais módulos podem ser acessados por todos. 

Os conteúdos das aulas foram desenvolvidos por especialistas da Unicred, do Sebrae, Quanta Previdência, Hackmed e Ibmec. No programa, as universidades têm a oportunidade de prover conteúdos complementares às grades curriculares, observa o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima. “Percebemos a necessidade de levar esses conhecimentos para que esses futuros profissionais e empreendedores, quando formados, possam planejar melhor a vida financeira e tenham segurança e prosperidade”, relata.

Entre as características essenciais do curso estão o conhecimento e a aplicação prática, indica a gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, uma das facilitadoras de conteúdo do Unicred.EDU. “A parceria entre instituições financeiras e instituições de ensino é fundamental para a promoção de uma sociedade organizada financeiramente e, em especial para nós do cooperativismo, temos como parte de nossos princípios a Educação, Formação, Informação e Interesse pela Comunidade”, enaltece.

Experiência pioneira na Unesc

Alunos de Medicina e Odontologia da Unesc integraram a primeira turma do programa de educação financeira, experiência de aprendizado para todas as partes envolvidas, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da universidade, Fernanda Sônego. “Foi uma parceria muito valorosa e de muita sinergia com a nossa missão institucional de educar por meio do ensino, pesquisa e extensção para promover a qualidade e sustentabilidade no ambiente de vida, contribuindo para a aquisição de habilidades e competências para as profissões. Ao sair da faculdade, esses estudantes vão precisar cuidar do próprio negócio, planejar a vida pessoal no curto, médio e longo prazo e o curso foi muito completo nesse sentido”, avalia.

João Pedro Alves
Cooordenador de Redação
Alfa Comunicação e Conteúdo
48 99909-8725
www.alfacomunicacao.com.br

Categorias

 

Recentes