Para auxiliar na implantação da NR-1, empresa de Criciúma lança sistema para setor de RHs

Uma ferramenta que ajuda empresas a cumprirem a NR-1 e ainda a cuidarem de gente com inteligência, dados e empatia. Esta é a proposta do IRH Plus, um Sistema que será lançado oficialmente nesta semana, durante o ConcaRH, o maior congresso sobre Gestão de Pessoas do Sul do País.

A ideia surgiu para suprir uma demanda das empresas que agora têm prazo para se adequarem às mudanças da NR-1. A norma, que de maneira geral, trata de segurança e saúde no trabalho, agora determina que as empresas façam o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, incluindo os fatores psicossociais, como carga excessiva de trabalho e pressão por resultados, que impactam a saúde mental dos colaboradores.

“A NR-1 é uma normativa muito importante, mas a implementação não é assim tão simples. Por isso, criamos o ‘IRH Plus’, uma inteligência que ajuda as empresas a fazerem o gerenciamento dos riscos psicossociais, que são sobrecarga de trabalho, excesso de hora extra e insatisfação do colaborador. A ferramenta também auxilia a medir o engajamento do indivíduo e a mapear o clima na empresa. Funciona como um painel de controle, bem visual e interativo, unindo inteligência analítica com sensibilidade humana”, explica Camila Spillere Busarello, sócia da Rhitmoo Gestão de Pessoas.

A intenção é que a ferramenta, além de apontar problemas, possa sugerir soluções à liderança da empresa e à equipe de Recursos Humanos, segundo Fabíula Martins, sócia da Rhitmoo Gestão de Pessoas. “Com os dados em mãos, as empresas podem começar a mapear e analisar os dados em relação a clima, engajamento, saúde emocional, cultura e liderança.  Além disso, o IRH Plus vai mostrar se a empresa está com uma estrutura 100% alinhada ou não às exigências da NR-1 e apontar possíveis soluções”, explica Fabíula.

Rithmoo também levará palestra e e-book ao ConcaRH 

Além da ferramenta, a Rithmoo Gestão de Pessoas terá um estande e também irá lançar durante o ConcaRH um e-book com 50 ideias práticas para melhorar o clima organizacional. “A NR-1 não é apenas uma norma, é um convite à responsabilidade, à prevenção e ao cuidado com quem faz a empresa acontecer: as pessoas. Acreditamos que o futuro é gente e que pessoas bem cuidadas trazem excelentes resultados”, avalia Camila.

Camila e Fabíula também ministrarão uma palestra no evento, às 15h40 do dia 10 de julho. As especialistas irão abordar o tema “O futuro é gente: tendências que colocam as pessoas no centro da estratégia – um modelo GPTW Brasil”, na Arena Expocarh. O maior evento de gestão de pessoas do Sul do Brasil é promovido pela ABRH-SC e ocorre entre 9 e 11 de julho, em Florianópolis.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes