Palestra destaca “Força da Reputação” no Concarh 2025

Mais do que uma imagem pública, a reputação de uma empresa é um dos principais fatores na atração e retenção de profissionais. Esse será o tema abordado na palestra “A Força da Reputação: Como Atrair Talentos em Tempos de Escassez”, apresentada pela Diretora da vertical de Comunicação Interna e Endomarketing na Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo. A palestra ocorrerá durante o Concarh 2025, no dia 9 de julho, às 14h, na Arena Expocarh.

A apresentação irá abordar como a reputação é um elemento estratégico na construção de ambientes organizacionais mais atrativos, e de que forma a comunicação pode contribuir para construir, manter e fortalecer a reputação de uma empresa. “Uma boa reputação sempre precede a empresa em qualquer relação. Antes mesmo de um candidato aceitar uma vaga ou de um cliente fechar um contrato, ele já tem uma ideia sobre a empresa baseado no que ouviu, leu ou observou.” Tatiani comenta. “Essa percepção influencia decisões e abre ou fecha portas. É por isso que cuidar da reputação é um compromisso diário de toda a organização”

A cultura interna, a comunicação transparente e a vivência genuína de valores, são elementos importantes a se considerar quando se fala em atração e retenção de talentos. Um levantamento do Linkedin aponta que 70% dos profissionais consideram a reputação de uma empresa um fator importante na decisão de aceitar uma oferta de emprego, e que empresas com imagem positiva têm uma taxa de retenção de funcionários 28% maior do que aquelas com reputação negativa, além de maior engajamento entre colaboradores. 

Tatiani Longo destaca também o papel do RH e da comunicação interna como ponto de partida, assim como o impacto do endomarketing e da assessoria de imprensa na hora de fortalecer a credibilidade e confiança de uma organização. “Reputação não se inventa, se constrói com coerência entre o discurso e a prática. Não adianta prometer um bom ambiente se a realidade interna contradiz essa promessa — os colaboradores percebem e o mercado também”, pontua a jornalista. 

A Alfa Comunicação e Conteúdo estará marcando presença no Concarh deste ano com um stand em parceria com a Metoludi, uma consultoria que desenvolve e facilita treinamentos, palestras e ferramentas para gerar autonomia criativa e inovação nas organizações. Diego Piovesan, gestor estratégico e criativo da Metoludi, também será um dos palestrantes do evento, e abordará o tema “A voz criativa do RH: colaboração e engajamento para inovar”, no dia 10, às 9h40.

A agência apresentará no evento sua nova ferramenta corporativa “Diálogos Geracionais”, um jogo de cartas que estimula a troca de ideias entre diferentes gerações no ambiente organizacional. Com o objetivo de ser usado em sessões de treinamento e workshops, é uma ferramenta pensada para profissionais de RH que desejam facilitar diálogos produtivos, colaborativos, e equitativos dentro de suas empresas. 

Sobre a Alfa Comunicação e Conteúdo

Com 20 anos de mercado, a Alfa Comunicação e Conteúdo é uma agência localizada em Criciúma, no sul de Santa Catarina, atendendo a empresas de diversos portes e segmentos com os serviços de assessoria de imprensa, produção de conteúdo, comunicação interna e endomarketing. Com a inovação em seu DNA, desenvolveu o Mosaico, um conjunto de metodologias proprietárias que estimula a escuta ativa e a colaboração nos processos de comunicação interna e assessoria de imprensa. A Alfa Comunicação e Conteúdo também realiza uma série de ações para promover conhecimento e conexões, como o Hub Alfa, Encontro CEO, o Bench, RH Comunica e roteiros de inovação em Portugal e no Brasil.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes