Janeiro é um bom mês para investimento financeiro seguro, alerta especialista

O início do ano, para muitas pessoas, é o momento ideal para estabelecer metas, rever planejamento e organizar a rotina. E, nesse período, as finanças também devem ser observadas mais de perto, já que o sucesso financeiro ao fim do ano, depende de planejamento e de boas ações.

Segundo o especialista Lucas Filastro Silva, especialista em investimentos da Acentra, iniciar o ano com consciência financeira e planejamento para investir dinheiro, é fundamental. Da mesma forma, é importante entender o momento econômico do país. “O ano de 2025 destacou a autonomia do Banco Central, trazendo confiança às previsões econômicas e reforçando sua credibilidade. A taxa Selic permaneceu elevada, encerrando dezembro em 15% ao ano, o que ajudou a controlar a inflação e mantê-la dentro da meta. Agora, prever o comportamento da economia em 2026 é desafiador, especialmente diante de um cenário com eleições, Copa do Mundo e instabilidades geopolíticas”, alerta o especialista.

Por isso, a escolha de um investimento precisa ser muito bem pensada e planejada para a realidade de cada investidor. “Não existe uma receita pronta e que vá render para todo mundo. Por isso, nossa equipe na Acentra está ainda mais comprometida em estar próxima dos cooperados, olhando caso a caso e oferecendo soluções personalizadas para cada necessidade”, acrescenta Silva.

Oportunidades do ano novo

Apesar dos desafios previstos economicamente para 2026, o ano também apresenta oportunidades e quem souber aproveitar – e buscar o auxílio correto, poderá ter motivos para comemorar ao fim do período, com crescimento sustentável. 

Entre os pontos em destaque estão: 

• maior atratividade para investimentos conservadores

• rentabilidade real acima da inflação

• ambiente favorável para reforçar reservas e planejar o longo prazo

“Em tempos de incerteza, aplicações regulares reduzem os impactos das oscilações do mercado e asseguram recursos para o futuro do cooperado e da cooperativa. Para isso, estamos promovendo aplicações programadas, que trazem praticidade e tranquilidade, garantindo recursos para projetos e necessidades futuras. Nosso objetivo não é captar recursos que entram e saem rapidamente, sem gerar retorno. Queremos construir relações duradouras e seguras”, salienta o especialista em investimentos da Acentra.

Outra dica para minimizar erros na hora de investir é procurar ajuda especializada. “Nem todo mundo entende de investimentos. E está tudo bem. É exatamente por isso que nossa equipe é especializada e dedicada a entender tanto o macro cenário quanto a situação de cada investidor. Procurar ajuda sempre é uma excelente alternativa. Por isso, continuaremos capacitando nossos colaboradores para orientar sobre aplicações de curto, médio e longo prazo, sempre com foco em segurança e estabilidade, aliadas a rentabilidade competitiva. Assim, criamos um ciclo de investimentos sólido e sustentável”, projeta.

Sobre a Acentra

A Acentra, cooperativa de crédito filiada ao sistema Ailos, tem mais de 25 anos de atuação e conta com mais de 42 mil associados atendidos em 12 locais na região Sul de Santa Catarina. Em 2025, a Acentra superou R$ 400 milhões em ativos sob sua administração, consolidando sua posição no mercado e reforçando sua missão de oferecer soluções financeiras aos cooperados.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes