Importância da comunicação para ESG é tema de palestra 

ESG não se faz sozinho, precisa estar na cultura da empresa e envolver as pessoas. E neste processo, a comunicação é fundamental. Assim, Andressa Fabris, Diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, demonstrou a importância de alinhar o assunto nas organizações que estão atentas ao tripé Sustentabilidade, Social e Governança.  

Andressa foi uma das painelistas do Workshop ESG: Teoria e Geração de Valor, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (08/05) na ACIC e contou com a participação de profissionais de diversas empresas da região. Muitas delas, em  busca de informações e até mesmo metodologias para implementar práticas relacionadas a ESG, tema que ainda gera muitas dúvidas. 

Segundo Andressa, tão importante quanto executar um planejamento nesta área, é comunicar de forma devida, principalmente o público interno. “A comunicação acontece quando a mensagem é compreendida. No caso de ESG são muitos termos técnicos, então é preciso traduzir para que eles possam ser compreendidos por todos os públicos”, explica.

Como benefícios de uma boa comunicação interna relacionada a ESG, Andressa cita o maior engajamento nas causas, aumento da confiança, credibilidade e orgulho.

Além disso, a comunicação é a ferramenta que vai contribuir com a empresa para dar transparência aos processos, atrair parceiros estratégicos e gerar ainda mais valor à marca, produtos ou serviços. “Se não tem transparência, não tem ESG”, ressalta. 

O workshop foi  promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade e Compliance da ACIC. De acordo com a coordenadora, Regina Freitas Fernandes, outros encontros neste formato serão realizados ao longo do ano. O próximo será em agosto sobre  Sustentabilidade. “O Núcleo assumiu o tema ESG para este ano porque muitas empresas querem implementar ações ou mesmo saber como estão se saindo e precisam de orientações. Então, falar sobre gestão, governança e comunicação contribui muito para esclarecer as dúvidas que existem”, explica. 

Também falaram sobre ESG durante o workshop, Leandro Coan, sócio da Parcel e Márcio Búrigo, diretor conselheiro da Pozosul.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes