Fitch dá classificação de crédito A-BRA à Unicred Centro Sul

Validação de nível mundial destaca estabilidade, solidez, qualidade de crédito e a gestão da cooperativa

A Unicred Centro Sul, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou a nota A-(BRA) da agência Fitch, uma das mais conceituadas do mundo em classificação de risco de crédito. A avaliação baseada no cenário da cooperativa de crédito ao fim de 2021 trouxe uma observação de perspectiva positiva tendo em vista a recente expansão a Brasília, consolidada neste primeiro semestre.

O relatório da Fitch destaca a melhora de indicadores de qualidade de ativos, como o crescimento de 34,3% em operações de crédito e a inadimplência de 0,5%, a mais baixa da história da instituição. “A Fitch considera que a estrutura de captação e liquidez da Unicred Centro Sul permaneceram estáveis e adequadas ao seu porte e perfil de atuação”, registra o relatório, que enalteceu também a melhora sustentada da rentabilidade e a estabilidade do modelo de negócios da cooperativa, com ganho de escalas e melhora do mix de receitas.

A avaliação de nível internacional para a cooperativa fundada no Sul de Santa Catarina e com atuação em Brasília (DF) e no Oeste do Paraná aponta para a estratégia de gestão voltada ao crescimento sustentável orientado para viabilizar a perenidade da instituição, observa o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima. “Entre os pontos observados está a nossa política, deliberada em assembleia com cooperados, de destinar 60% das sobras anuais (R$ 34 milhões em 2021) para reserva legal, fortalecendo o capital da cooperativa, o que a torna ainda mais confiável para o mercado”, comenta.

A Unicred Centro Sul encerrou o ano de 2021 com 14,8 mil cooperados, R$ 1,8 bilhão em recursos administrados e com índice de rentabilidade (ROI) recorde de 473%. Em março, a cooperativa inaugurou duas agências no Distrito Federal e em meados de junho abre mais duas unidades na Capital. Conta como ponto favorável também estar vinculada à Unicred Brasil, terceiro maior sistema cooperativo do país, exalta o presidente da Unicred Centro Sul, Luiz Vidal Alves de Miranda. “Esse trabalho faz com que, apesar de estarmos em um cenário econômico turbulento em nível nacional e mundial, evoluímos dentro da classificação da Fitch de estável para perspectiva positiva, credenciando nossa instituição a subir mais um nível de classificação”, ressalta.

Imagem: Divulgação (agência Unicred Centro Sul em Brasília)

João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo