Eficiência e sustentabilidade na construção civil são temas de palestra em simpósio na Unesc

Modelos de construção inovadores foram discutidos na noite desta quinta-feira, dia 23, durante o terceiro Simpósio da Construção Industrializada da Unesc (Siconsi). O evento faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da universidade. 

Para um auditório lotado de alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia de Produção, além de convidados, o coordenador de Novos Negócios da Imbralit, Henrique Pereira falou sobre eficiência e sustentabilidade na construção com uso de placas cimentícias

“A procura pelos modelos construtivos a seco cresceu muito nos últimos anos, mas é um mercado que ainda enfrenta falta de mão de obra especializada e encontra barreiras de aceitação cultural. Nosso papel como indústria é difundir as vantagens do modelo para o mercado e para os futuros profissionais, além de desenvolver bons produtos”, destaca Pereira.

Atenta às demandas e às oportunidades, a Imbralit lançou há poucos dias uma placa cimentícia autoclavada e o produto foi apresentado no evento. “Estamos trabalhando há anos neste novo produto. É uma solução que pode ser aplicada como revestimentos internos e externos, em fachadas, forros, divisórias, shafts e brises. Um produto que pode ser empregado na construção de casas, hotéis, hospitais e diversos prédios comerciais”, lista Henrique. A placa cimentícia autoclavada tem resistência superior e maior estabilidade dimensional, comparado às placas cimentícias tradicionais , tamanho de 1,20 m por 2,40 m, e espessura de 6 a 12 mm. 

O Simpósio foi realizado em dois dias e organizado pelo Grupo de Pesquisa da Engenharia Civil (GPDECC) com foco na construção industrializada, destaca o coordenador do Curso, Augusto Wanderlind. “Nossa intenção é fazer uma conexão com o que é ensinado em sala de aula e o que está sendo feito no mercado, com o auxílio de empresas e profissionais da área. Durante o Simpósio, ficou claro que a construção industrializada é o caminho para um futuro muito próximo. Sabendo disso, o acadêmico sai da universidade mais atento e preparado para os desafios e oportunidades que irá encontrar”, destaca o coordenador.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes