Cooperados da Unicred Centro Sul elegem Marcos Aurélio Antunes Machado como novo presidente

Assembleia Geral Ordinária da cooperativa elegeu novos conselhos de Administração e Fiscal, além da prestação de contas do exercício de 2021

A Unicred Centro Sul promoveu, na noite desta terça-feira (12), a Assembleia Geral Ordinária aberta aos cooperados, na qual elegeu o novo Conselho de Administração, Conselho Fiscal, aprovou a prestação de contas do exercício de 2021 e deliberou sobre a destinação das sobras. No encontro realizado de forma online, os associados votaram para a chapa comandada por Marcos Aurélio Antunes Machado para o mandato 2022-2026, em sucessão a Luiz Vidal Alves de Miranda.

Os resultados da assembleia serão encaminhados para o Banco Central e, após a homologação do órgão regulador do sistema financeiro do Brasil, os novos conselhos assumirão os cargos.

Depois de liderar a cooperativa por oito anos (dois mandatos), Luiz Vidal Alves de Miranda entrega a Unicred Centro Sul com mais de cinco anos entre as líderes do ranking Brasil do sistema Unicred, mais de 15 mil cooperados, R$ 1,8 bilhão em recursos administrados e com regiões de abrangência expandidas para o Oeste do Paraná e Brasília. Na Capital Federal, a instituição inaugurou duas agências em 31 de março e tem construções encaminhadas para mais duas unidades até o fim do primeiro semestre.

A assembleia geral constitui em um dos principais momentos do cooperativismo, ressaltou o Luiz Vidal Alves de Miranda, que deixará a presidência e vai passar a ocupar uma das vice-presidências. “É a grande oportunidade de todos os cooperados acompanharem todas as ações e decidirem sobre o futuro da nossa singular, uma participação efetiva na vida da cooperativa”, frisa.

Os indicadores levados ao conhecimento dos cooperados registraram um dos melhores anos dos 28 anos de história da Unicred Centro Sul: o índice de rentabilidade (ROI) bateu recorde de 473%, o volume de sobras foi de R$ 34 milhões, com crescimento equivalente a 82% em relação ao ano anterior. Já a inadimplência fechou em 0,5%, a mais baixa da história. Mesmo ainda em um cenário instável devido à pandemia, a cooperativa atingiu todos os índices previstos em seu planejamento, alcançando todos os objetivos propostos para o ano.

Na atualidade a Unicred Centro Sul possui 15 agências distribuídas em oito municípios do Sul de Santa Catarina, dois do Oeste do Paraná e em Brasília (DF). Com a expansão recente, o objetivo é que o quadro passe para 17 mil cooperados até o fim de 2022, o que seria o maior crescimento da história da cooperativa. Entre as conquistas geradoras desse otimismo estão o Great Place to Work, a certificação A-(bra) pela Fitch – uma das principais agências de avaliação de risco do mundo e o Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão 2021.

“Nós temos um time composto por pessoas extremamente qualificadas e junta, em grande parte, há mais de 10 anos. Nos últimos três anos estamos entre as três melhores cooperativas do Sistema Unicred Nacional, composto por 34 singulares. Esse trabalho foi fundamental para podermos expandir para regiões muito estratégicas do país, onde estamos levando nosso modelo de atendimento premium e crescendo cada vez mais”, afirmou o diretor Marcelo Lima.

O novo presidente

Marcos Aurélio Antunes Machado é natural de Florianópolis, médico urologista e associou-se à Unicred Centro Sul no mesmo momento em que instalou-se em Criciúma, no ano de 1998. Engajado no cooperativismo, integrou o Conselho Fiscal, o Conselho de Administração e nas últimas duas gestões ocupou o cargo de 1º vice-presidente da instituição.

No âmbito da administração, possui MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito pela Fundace/USP, formação para Conselho de Administração no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Cooperativa e cursos na área de cooperativismo de crédito no ADG – Centro de treinamento do Cooperativismo de Crédito  da Alemanha.

“Quando conheci e me tornei cooperado, nossa instituição era uma cooperativa pequena com perspectiva de se tornar uma grande instituição financeira, patamar hoje alcançado graças a um trabalho iniciado lá atrás. Esse crescimento é fruto de uma estruturação equilibrada para que pudéssemos viabilizar as expansões de forma segura, buscando sempre a excelência e a inovação”, expressou o presidente eleito.

Conselho de Administração Eleito:
Presidente – Marcos Aurélio Antunes Machado
1º Vice-presidente – Luiz Vidal Alves de Miranda
2º Vice-presidente – Alfredo José Moreira Maia
Conselheiros efetivos – Audinar de Liz, Clarissa Inês Almeida, Juan Carlos Pou Florentino, Ney Bianchini, Rafael Meller Amante, Renato Piucco Matos, Kaiser de Souza Kock e Fábio D’Agostim Cancelier
Conselheiro Suplente – Jânio Dinarte Kock

Conselho Fiscal Eleito:
Conselheiros Efetivos – Silvana Maria de Miranda, João Henrique Araújo, Rodrigo Benedet Scheidt
Conselheiros Suplentes – André Rodrigues da Silva, Luciana Isolde Nunes Bongiolo, Alda Dagmar Ribeiro da Silva Lima 

João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo
48 9909-8725
www.alfacomunicacao.com.br