CASE SATC

Satc: Diagnóstico de Comunicação foi essencial para constatar falhas nos processos internos e guiar projetos de melhorias

Alguns desafios

Com uma estrutura educacional completa que atende diariamente cerca de 5 mil alunos da Educação Infantil à Pós Graduação, a Satc precisa manter uma equipe de colaboradores alinhada e atenta à qualquer mudança.

Diante da complexidade no funcionamento da organização, havia algumas percepções sobre falhas nos processos, porém, segundo a coordenadora da Assessoria de Imprensa da Satc, Marli Vitali, não havia dados que comprovassem as impressões. A única certeza da equipe de comunicação e da Direção era de que era preciso ampliar o conhecimento sobre o que é a Satc, os principais projetos e o planejamento, fazendo assim com que os 580 colaboradores ficassem mais envolvidos nos processos e cientes dos acontecimentos.  

Solução

Para auxiliar na busca por dados que comprovassem a percepção dos gestores, a Alfa Comunicação e Conteúdo em parceria com a Bossa Experiências Criativas realizou o Diagnóstico de Comunicação Interna junto aos colaboradores. Utilizando uma metodologia própria e validada em empresas de diferentes segmentos com bastante sucesso, no primeiro semestre de 2022 foram aplicados questionários de forma estratégica e realizados encontros com grupos focais para discussão de alguns temas. Ao final do trabalho, os dados reunidos foram formatados, avaliados, organizados e apresentados à Direção da Satc. “O Diagnóstico permitiu apurar informações sobre a visão do colaborador sobre a comunicação interna, relevância da marca e sentimento de pertencimento”, explica Marli.

Resultados

Com base nos dados apresentados pelo Diagnóstico, algumas ações já começaram a ser desenvolvidas na Satc. Entre elas, a aproximação da gestão com os colaboradores, por exemplo. A Instituição criou o projeto Café com Ideias, um momento em que o reitor conversa com grupos de colaboradores para pensar em questões que podem contribuir com a gestão. Já participaram mais de 50 profissionais e foram apontadas sugestões interessantes. Outras formas de comunicação, como grupo de WhatsApp com as equipes do Setor de Manutenção, que acessam pouco os e-mails, e os Murais físicos, também foram reativadas. Além disso, foi implantada uma Newsletter com as principais notícias da semana que é disparada todas as sextas-feiras aos colaboradores. “Já no segundo semestre de 2022 com base nos dados do Diagnóstico, realizamos um planejamento prévio de ações que seriam executadas a curto, médio e longo prazo, de acordo com a capacidade operacional que tínhamos. Agora, essas propostas estão sendo revistas e acrescentadas outras para a aplicação e controle durante o ano”, reforça Marli.

Sobre a Satc

Fundada em 1959 para ser o braço assistencial da Indústria Carbonífera do sul de Santa Catarina, a Satc se tornou referência na formação técnica de profissionais, e também na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. Atualmente são 580 colaboradores que atuam na formação 360°, preparando seus alunos desde a Educação Infantil até a Pós-graduação, sempre inovando em suas metodologias de ensino.  Para isso, dispõe de uma infraestrutura focada na aprendizagem completa de seus alunos e colaboradores: 60 laboratórios, 85 salas de aulas, complexo esportivo, áreas verdes, além de profissionais alinhados com o mercado. Também atua na área da pesquisa científica e serviços laboratoriais, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento sustentável com o Centro Tecnológico Satc.

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