Conexão Plasson: do impresso à TV, projeto de comunicação interna alcança todos os colaboradores

Alguns desafios

A Plasson do Brasil possui cerca de 740 colaboradores ao todo. Destes, 570 estão na matriz, com sede em Criciúma/SC e 170 na filial de Rinópolis/SP. Há cerca de dois anos, através do Conexão Plasson, projeto de Comunicação Interna, o departamento de Recursos Humanos procurava informar os colaboradores por meio de um informativo impresso, que embora útil, levava tempo e investimento para ser produzido. Além disso, como grande parte dos colaboradores trabalha na produção, onde o acesso a e-mails e o uso de celular são limitados, era preciso encontrar uma alternativa para melhorar a comunicação tornando-a mais ágil e efetiva. “Nosso projeto Conexão Plasson tem como objetivo levar a todos os nossos colaboradores informações do dia a dia, para que estejam sempre atualizados sobre os acontecimentos na empresa e fora dela, fazendo com que cada vez mais se sintam “parte” da Plasson do Brasil. Conectar o colaborador, melhorar e agilizar a comunicação entre empresas, Matriz e Filial, além de nos conhecermos mais”, destaca a Gerente de Gestão de Pessoas, Silvana de Mattia.

O Projeto Conexão Plasson desenvolve diversas ações e campanhas com envolvimento dos colaboradores que compartilham suas fotos, fotos da família e informações estratégicas. As divulgações aconteciam através de e-mail, mural e grupo de WhatsApp, mas era preciso encontrar uma forma de alcançar os colaboradores da Produção de forma mais eficiente. 

Solução

Diante desta dificuldade, a Plasson procurou a Alfa Comunicação e Conteúdo que sugeriu a implantação da TV Corporativa através de uma parceria com a Pix Mídia, empresa fornecedora do sistema. Totalmente gerenciável e dinâmica, essa ferramenta permite formatação rápida dos conteúdos que podem ser apresentados no formato de imagem ou vídeo. Além disso, recursos com músicas, controle do tempo que cada imagem fica exposta e separação do conteúdo para os diferentes públicos (matriz e filial) surgiram como solução para o desafio enfrentado.

Foram instalados 5 televisores na empresa: quatro na matriz e um na filial, disponibilizados em pontos estratégicos de boa circulação dos colaboradores. A partir de então, com atualizações diárias, os colaboradores passaram a ter acesso quase imediato aos acontecimentos e projetos como Aniversariantes, Cardápio, Certificações, Dicas de Segurança, Programa 5S, entre outros.

Gerenciamento do Conteúdo

A TV Corporativa da Plasson é atualizada sob livre demanda e de acordo com a necessidade detectada pelas profissionais que estão à frente do programa Conexão Plasson. O briefing do conteúdo é enviado para a Alfa Comunicação por e-mail, onde a equipe responsável faz toda a adaptação necessária das informações, cria o layout, aprova e alimenta a ferramenta da Pix Mídia. Após a aprovação do material, o conteúdo é disponibilizado automaticamente nas grades de programação destinadas (matriz, filial ou ambas). Caso seja detectada alguma inconformidade durante a exibição das imagens ou vídeos, a alteração do material, ou a exclusão do mesmo, acontece de forma rápida e eficiente.

Resultados

O feedback dos colaboradores, principalmente da produção, é o grande “termômetro” da TV Plasson e segundo Joyce Zuchinalli, supervisora do RH, os comentários são bastante positivos e motivadores, possibilitando a evolução constante do Conexão Plasson e da TV Corporativa. A integração das informações, a rapidez e os recursos visuais tornam esse meio de comunicação mais atrativo e eficiente. “Conseguimos integrar todos com as informações atualizadas, além de divulgar nossas ações, projetos e campanhas, divulgamos as fotos nas datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais e Natal, por exemplo, incluindo fotos da família. Todos adoram ver suas imagens e das pessoas que são próximas através da TV Corporativa”, destaca.

Os resultados, no entanto, foram além dos feedbacks positivos. Segundo Silvana, as ações da TV Corporativa ajudaram a melhorar realmente o fluxo da comunicação interna, o que impactou diretamente na Pesquisa de Clima. Temos consciência de que sempre há melhorias a serem feitas, mas em 2022 na nossa primeira certificação da GPTW um dos pontos que mais apareceu foi a comunicação interna. E em 2023 ele apareceu de forma muito leve mostrando que as ações estão sendo efetivas”, ressalta Silvana.

Sobre a Plasson do Brasil

Inaugurada em Criciúma em 1997, a Plasson do Brasil atua em toda a América Latina oferecendo soluções em equipamentos e serviços para avicultura, suinocultura e postura. No início, a empresa procurou sanar uma demanda existente no mercado brasileiro por bebedouros para criação de frangos. A busca por novas tecnologias e a necessidade de automatização dos sistemas de criação de aves no Brasil, aliada à reconhecida performance de seus equipamentos, fizeram com que a Plasson assumisse lugar de destaque neste segmento no mercado.

Origem – A Plasson nasceu em Israel em 1964 por iniciativa de um grupo de pessoas pertencentes ao Kibbutz Maagan Michael que se dedicavam basicamente à agricultura. Bebedouros pendulares e caixas de transporte para aves foram os seus primeiros produtos. Em seguida vieram as válvulas e conexões para distribuição de água, esgoto e gás, reconhecidas mundialmente por sua aprimorada qualidade, líder em mercados importantes como Europa, Austrália, entre outros.