Equilíbrio essencial: Saúde Mental nas empresas e estratégias para o bem-estar dos colaboradores pautam o segundo encontro do RH Comunica

Pauta de relevância cada vez mais latente na sociedade global e presente nas organizações a saúde mental reserva muitas dúvidas em como agir, tratar e administrar. O tema foi elevado no segundo encontro do RH Comunica, evento online realizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo em 28 de novembro. Os especialistas Fábio Cadorin e Patrícia Gomes trouxeram conteúdos, dicas e exemplos para o público formado por líderes, profissionais de RH e comunicação interna.

Com uma abordagem de conteúdo consistente, o psicólogo, psicanalista, jornalista e professor Fábio Cadorin compartilhou diversos dados importantes sobre saúde mental no Brasil, no mundo e no âmbito das organizações. Em seguida, a psicóloga e CEO da Athens Gestão de Pessoas deu ênfase ao case Produtivamente, reconhecido em novembro de 2023 com o Prêmio Ser Humano, da ABRH Santa Catarina.

Vamos trazer abaixo um resumo das principais informações do encontro. O Rh Comunica é uma iniciativa da Alfa Comunicação e Conteúdo, com patrocínio do Plano de Saúde São José. O conteúdo completo está disponível no Youtube: #RHComunica – Talk sobre Saúde Mental (youtube.com).

  • Brasil é o país mais ansioso do mundo
    Em sua apresentação, Fábio Cadorin trouxe dados recentes em relação a saúde mental das pessoas. Conforme o Relatório Mundial de Saúde Mental, divulgado ano passado pela Organização Mundial de Saúde, 1 bilhão de pessoas apresentaram algum tipo de transtorno mental.

    Isso significa que 15% dos habitantes do planeta tiveram algum diagnóstico de transtorno, explicitou o Fábio. “Dentre os transtornos mentais citados, podem ser destacados a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia entre outras psicoses”, citou.

    Uma pesquisa realizada em 2017 pela Organização Mundial da Saúde, confirmou que o Brasil está em primeiro lugar quando se fala em ansiedade.
  • Síndrome de Burnout
    Problema específico dos ambientes de trabalho e que merece a atenção de todos os gestores, segundo Fábio, a Síndrome de Burnout trata-se de um distúrbio emocional caracterizado por uma exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

    O palestrante enfatizou a importância de se falar sobre o tema nas organizações e sugeriu como possível ação um programa de atendimento psicológico inserido na empresa. “É muito importante a empresa zelar e preservar a saúde mental da equipe, pois colaboradores com saúde mental em dia também produzem muito mais”, destacou Fábio.

    Outras ações que podem ser estabelecidas dentro das empresas para prevenir a Síndrome de Bournout são momentos de lazer entre os colaboradores a fim de “desconectar” do escritório, a prática de exercícios físicos durante o expediente, a prática de escuta-ativa e oferecer feedbacks assertivos.
  • NR 17
    A NR 17 é a norma regulamentadora que trata do conforto e das condições de trabalho obrigatórias para uma boa saúde ocupacional. Um dos direitos fundamentais dela é a ergonomia, a capacidade de adaptar o trabalho ao ser humano, garantindo assim sua qualidade de vida e de trabalho.

    As empresas devem oferecer ferramentas adequadas para o trabalho, seja na empresa, como também no home office. “O aparato à saúde não se tornou dispensável e o ambiente de trabalho é de responsabilidade da empresa, além de criar ações e estratégias para prevenir doenças futuras”, citou Fábio durante o encontro.

Conheça mais sobre o case Produtivamente, apresentado pela CEO da Athens Gestão de Pessoas, Patrícia Gomes, durante o RH Comunica.

  • Case Produtivamente

Trata-se de um projeto de saúde mental com o objetivo de proporcionar atenção exclusiva para o bem-estar integral dos colaboradores das organizações.

O projeto possui uma duração de 12 meses. Esse período foi dividido em cinco fases e a partir daí, foram planejadas 10 ações e 32 atividades.

  • Elaboração e execução das ações

O projeto envolveu o público desde a alta gestão até a base da empresa. O início do planejamento das ações, começa com o mapeamento de casos dentro da empresa.

A partir daí, inicia-se a fase do acolhimento, do cuidado e do compartilhamento, ou seja, com isso é possível identificar a realidade da empresa e de seus colaboradores. O mapeamento consiste em um teste psicológico e um formulário de investigação.

Após a fase do mapeamento e conhecimento, foi realizado uma palestra com todos os colaboradores, envolvendo suas famílias e toda comunidade em geral para tratar sobre saúde mental e sanar todas as dúvidas em relação ao tema.

Em seguida, foi construída a Oficina das Emoções, momento em que todos os profissionais se reuniram para falar sobre suas emoções, como reage dentro do corpo. Com isso, foram realizadas rodas de conversas com grupos de 10 pessoas e a realização de workshops envolvendo o tema segurança psicológica.

Durante a execução das ações, Patricia destacou também o uso da metodologia NanoLearning, que consiste em exibições de vídeos curtos, que foram gravados pelos colaboradores, falando alguma dica, técnica ou ação que realizou durante esse período que ajudou na própria saúde mental e que então poderia ajudar na vida de outras pessoas também.

No mês de setembro, em que se realiza a campanha Setembro Amarelo, com foco em conscientização sobre Saúde Mental em todo o mundo, foi realizado um concurso de frases com o propósito de ideia era utilizar a saúde mental no contexto e vincular com a empresa que estava contratando o projeto.

Outra ação executada dentro do projeto, foi a criação dos Brigadistas de Saúde Mental, com direito a uma cerimônia de formatura dos participantes/. Na oportunidade foram entregues kits de primeiros socorros para a saúde mental, com bolinha de massagem, lencinhos e cards com mensagens de otimismo.

Para encerrar o projeto e a finalização das ações, todos os colaboradores preencheram um formulário de feedbacks e ressaltaram quais ações se destacaram mais durante todo o processo.

Artigo por Karoline Mariot.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes