Meses coloridos: sua empresa precisa aderir a todas as campanhas relacionadas à saúde?

Há alguns anos as empresas brasileiras passaram a incluir em seus calendários de ações de comunicação interna e endomarketing, as campanhas de conscientização voltadas para a saúde. Conhecidos como “meses coloridos”, os diversos temas são abordados com o objetivo de chamar a atenção dos colaboradores para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças. Janeiro Branco, Abril Verde, Setembro Amarelo, Novembro Azul, cada campanha possui cores e objetivos diferentes e todas elas costumam ser um convite à reflexão e ao autocuidado.

Ao aderir a esse tipo de campanha as empresas podem realizar diversas ações que vão desde o típico laço colorido para prender na roupa, até ações mais robustas envolvendo peças impressas para distribuir nos ambientes de trabalho, kits de conscientização, palestras e até brindes. Mas a pergunta que deve ser feita, antes de qualquer investimento deve ser:

Essa campanha tem a ver com a nossa empresa?

Muitas organizações pecam ao pensar que é preciso aderir por obrigação moral e social e nem sempre esse é o caminho ideal a ser seguido. Uma análise do cenário é essencial para identificar se a cultura da empresa justifica esse tipo de ação, se existem pessoas que podem planejar e organizar a campanha e principalmente, se a empresa possui a comunicação estruturada a ponto de fazer valer o investimento. Afinal, se os objetivos não chegarem com foco aos colaboradores, de nada adianta gastar tempo e dinheiro com a ideia.

Campanhas em prol da saúde são sempre válidas. A questão é como elas devem ser abordadas e planejadas. Alguns exemplos:

  • Em um ambiente de trabalho onde a maioria do público é jovem, terá efeito positivo falar sobre a prevenção do câncer de próstata?
  • E nos públicos onde os homens predominam, a campanha Outubro Rosa tem efeito?

Caso elas sejam direcionadas da forma correta, podem trazer resultados bastante positivos, principalmente se o assunto se propagar para as redes de relacionamentos dos colaboradores. Afinal, os jovens possuem pais, avós e tios que devem estar atentos à saúde da próstata e os homens podem conversar com as mães, filhas e esposas reforçando ainda mais a importância dos cuidados e prevenção do câncer de mama.

A adesão às campanhas deve gerar identificação e empatia por parte dos colaboradores. São eles que vivenciam a essência da empresa e reconhecerão se aquela mensagem é realmente verdadeira ou se só foi criada para ser divulgada nas redes sociais. 

JANEIRO BRANCO

Mês de alerta para a saúde mental, assunto cada vez mais presente nas empresas em geral. O equilíbrio entre corpo e mente é a principal mensagem desta campanha.

FEVEREIRO ROXO

Época de conscientização sobre doenças de origem neurológica como lúpus, fibromialgia e Alzheimer. O objetivo é ajudar a identificar os sintomas para que as pessoas busquem ajuda médica.

FEVEREIRO LARANJA

O Fevereiro Laranja conscientiza a respeito da leucemia e sobre a importância da doação de medula óssea.

MARÇO AZUL – MARINHO

Mês de prevenção ao câncer colorretal, um dos mais comuns registrados no Brasil. Só perde para o câncer de pele e de mama. Também foca na prevenção e diagnóstico precoce.

ABRIL VERDE

Conscientização sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Muito usada para reforçar a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

ABRIL AZUL

Mês estabelecido pela ONU para conscientizar a população sobre o autismo, promovendo mais inclusão e informações a respeito do transtorno.

MAIO AMARELO

Neste mês, o trânsito é o assunto da vez. A ideia é ressaltar o grande número de mortes e ferimentos causados por acidentes e reforçar sobre a importância de seguir as regras e dirigir com atenção.

JUNHO VERMELHO

Voltado para a importância de doar sangue. Os bancos de sangue estão sempre precisando de estoque e esta é uma campanha que reforça os benefícios que esta simples ação pode resultar na vida de quem precisa.

JULHO AMARELO

O Julho Amarelo busca conscientizar a respeito das hepatites virais, falar dos sintomas e dos fatores de risco. A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de drogas, alguns medicamentos, álcool, entre outras substâncias.

AGOSTO DOURADO

O mês dedicado à amamentação. A ideia é incentivar a amamentação pelo menos até o sexto mês de vida e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS. O ato ajuda na nutrição e imunização do bebê contra várias doenças e alergias.

SETEMBRO AMARELO

Uma das campanhas mais conhecidas e praticadas, pois, é o mês da prevenção ao suicídio, geralmente causado por problemas como depressão e ansiedade. Por isso, a importância de conscientizar sobre buscar ajuda, cuidar da saúde mental e optar sempre pela vida.

OUTUBRO ROSA

Também mais conhecido, o Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. É o tipo de câncer que mais se manifesta nas mulheres em todo o mundo.

NOVEMBRO AZUL

Campanha voltada para os cuidados com a saúde masculina, principalmente a prevenção ao câncer de próstata, bastante comum entre os homens. A ideia é criar conscientização para a realização de exames preventivos.

DEZEMBRO LARANJA

Mês de alerta para o câncer de pele, o tipo que mais acomete a população brasileira. A conscientização serve para identificar as formas de prevenção e identificação dos sintomas. E também para orientar a importância da exposição solar para a saúde, porém, com moderação.

Artigo por Tatiani Longo.

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