Pergunte mais (e tenha as melhores soluções)

Pergunte mais (e tenha as melhores soluções)

Na maioria das vezes, quando nos deparamos com um desafio, nossa primeira reação é buscar imediatamente uma solução, certo? No entanto, respostas rápidas podem até solucionar alguns problemas, mas podem ser superficiais ou inadequadas, isso porque ignoramos algumas etapas que podem extrair todas as informações relevantes e entender até a raiz do problema. Confira alguns tópicos do por que nos questionar mais?

O problema de soluções superficiais:
Quando pulamos a etapa de extrair informações detalhadas, corremos o risco de propor soluções que abordam apenas um dos sintomas do problema, em vez de suas raízes.

A compreensão profunda:
Mesmo que seja difícil não pensar na solução, é essencial identificar todas as partes do problema, como suas causas subjacentes e os impactos que causam. A compreensão profunda evita soluções temporárias ou que mascaram o problema. Ao alinhar essas informações, torna-se mais claro qual abordagem é necessária para resolver, evitar ou diminuir, se for o caso, a frequência desse desafio.

Perspectivas Diferentes:
Um único problema pode ser visto de várias perspectivas, por isso é importante envolver sua equipe para buscar soluções. Todas as informações de diversas fontes podem obter insights valiosos e criativos que podem nos ajudar a enxergar o problema de maneiras diferentes.

Olhando além:
Prever prováveis desdobramentos do problema diminui os riscos de impactos não intencionais. Isso nos permite tomar decisões mais informadas e alinhadas e diminuir possíveis consequências negativas. Todas as vezes que um problema aparecer, crie o hábito de entender ele de ponta a ponta, o que facilitará nas melhores ações para solucionar o problema e diminuir a frequência de novos desafios.

Artigo por Guilherme Laitano.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes