O mundo das formas e das cores – 27/04 – Dia Mundial do Design Gráfico

Dia Mundial do Design Gráfico

A comunicação verbal ou não-verbal tem um papel fundamental na evolução do homem e, desde os tempos primórdios até os dias atuais, é utilizada, auxilia as pessoas a se compreenderem e a compreenderem o mundo.

A comunicação do homem das cavernas era feita da mesma forma dos animais pré-históricos, mas, com o tempo, a experiência do homem fez com que ele aprendesse e reagisse ao meio em que vivia, expressando e manifestando suas ações e infortúnios com pinturas nas paredes de cavernas.

Esses desenhos traziam relatos de batalhas, caças e até mesmo do próprio povo, e serviam como símbolos (significados representados nessas figuras e desenhos), pois transmitiam informação, fazendo com que o grupo entendesse de um modo geral o que era “escrito” nas paredes.

Embora não precisemos mais viver em cavernas e nem caçar para nos alimentar atualmente, ainda dependemos de formas, cores e símbolos para informar, comunicar, interpretar e, principalmente, facilitar nossa comunicação. Algumas dela são mais objetivas como símbolos de produtos químicos e placas de trânsitos; outras, subjetivas, como o roxo do Nubank, a tipografia da Coca-Cola ou um quadro do Van Gogh que podem ter inúmeras interpretações dependendo de quem a contempla.

Num mundo onde qualquer coisa pode comunicar qualquer mensagem, o papel do design gráfico no meio corporativo é construído com o objetivo claro e genuíno de comunicação. Ou seja, não há espaço para interpretações distintas. Mesmo que nem todos compreendam a mensagem em sua totalidade, é papel de quem constrói a comunicação garantir que ela seja entendida por uma grande maioria.

Placas informativas, conteúdos de TV corporativa, newsletters, e-mails, imagens em redes sociais corporativas, eBooks, murais, ações de endomarketing e comunicação interna são melhor compreendidos quando são acompanhados de símbolos, cores, imagens e formas. O papel do design gráfico não é apenas a criação de layouts esteticamente agradáveis, mas sim transmitir significado de forma eficaz. Assim, cada colaborador, por meio dessas comunicações ilustrativas, tem facilidade na interpretação.

Comunicar é a melhor maneira de compreender e participar do mundo ao nosso redor!

Artigo por Guilherme Laitano.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes