Sua empresa possui modelo de trabalho híbrido ou home office?

A pandemia intensificou a preocupação com a comunicação interna, trouxe desafios em relação ao home office, despertou necessidades de novos canais em todos os negócios.

Por isso, convidamos o Coordenador do Master online da ESPM em Comunicação Empresarial Transmídia, Jornalista, consultor e professor Renato Avanzi para conversar sobre o assunto. O tema foi escolhido para a primeira edição do RH Comunica 2021, realizado de forma online e o vídeo completo pode ser assistido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=nSNTrUmPcjg&t=126s.

Em quase uma hora de conversa, Avanzi falou sobre diversos assuntos relacionados a esta nova realidade. Entre eles, a necessidade de produzir conteúdos de valor para manter as equipes alinhadas com o que acontece nas empresas, utilizar a comunicação para minimizar os impactos negativos que a distância física pode causar e sobre o quanto é importante dar voz aos colaboradores. Confira alguns tópicos que separamos:

Mundo híbrido

Algumas empresas se mantém totalmente em home office, mas grande parte delas adotou o modelo de trabalho híbrido, que tem se mostrado bastante positivo.  Para manter os colaboradores alinhados à cultura da empresa, a dica de Avanzi é a implementação de softwares de conexões híbridas que alcancem todos os colaboradores e a criação de muitas formas de comunicação diferenciadas para “dar conta” do que precisa ser informado.  E, principalmente, ter condições de administrar tudo isso de forma eficiente.

Conteúdos de valor

Para que os colaboradores não recebam uma enxurrada de informações todos os dias, é preciso dar um foco maior nos assuntos estratégicos, mesclando com temas que gerem envolvimento coletivo. É muito importante evitar a overdose de informação e, de preferência, abordar a mesma notícia de formas diferentes e complementares para cada veículo. “O funcionário precisa se interessar pela informação, então é importante fazer chamadas diferentes e de forma que um canal complemente o outro. Exemplo: no mural tem uma chamada atrativa para o assunto e um recado para buscar mais informações diretamente com o gestor ou em outro canal”, afirma Avanzi.

Conheça bem o colaborador

Onde o colaborador mora? O que faz no tempo livre? Do que gosta e não gosta? Quais suas dores e aflições? Conhecer bem o público interno é essencial para fazer uma comunicação assertiva.   

Ouvir faz parte do processo

Geralmente a comunicação na empresa é um processo ativo de “fala”. Porém, é muito importante dar voz aos colaboradores, saber o que sentem e o que pensam sobre o que está acontecendo no dia a dia. É possível, inclusive, aproximar as pessoas pela participação ativa delas nos processos internos. Quando isso acontece, automaticamente os funcionários dão sugestões e propõem inovações com base em suas vivências, podendo melhorar muito os processos. É fundamental manter os canais de comunicação abertos e receptivos.  

Atenção à qualidade de vida

Durante a pandemia muitas pessoas desenvolveram problemas relacionados ao confinamento como fobias e depressão. A saúde física e mental também seguem abaladas pelo sedentarismo e stress. O desafio das empresas é estar atenta à saúde dos colaboradores, estimular os relacionamentos, estender as orientações à vida familiar e ajudar as pessoas a separar o trabalho do lazer uma vez que a casa virou extensão do trabalho.

Gestores como multiplicadores

“O único meio que garantirá 100% da entrega da mensagem é através do gestor”. A afirmação de Avanzi mostra o quanto a liderança deve estar engajada com a comunicação. É preciso aproveitar o poder de influência dos líderes para que haja o cascateamento das informações e que elas cheguem ao maior número de colaboradores possível. Para que isso aconteça é importante envolver os gestores no planejamento da comunicação e estimulá-los a praticar a comunicação permanente com suas equipes.

Mensuração do sucesso da comunicação

Saber se os resultados da comunicação foram efetivos é essencial. O grande desafio é encontrar os indicadores certos para mensurar os resultados, por isso, definir critérios para medir os resultados intangíveis é a única maneira de mensurar uma ação. A dica é utilizar sempre um conjunto de metodologias qualitativas e quantitativas.

Artigo por Tatiani Longo.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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