Desmistificando a Comunicação Interna

No ambiente corporativo, muito tem se falado sobre a importância de executar um bom plano de comunicação interna para criar ou manter a equipe unida, motivada e produtiva. Além disso, é a comunicação que irá manter os colaboradores informados e alinhados aos processos e valores a ponto de fortalecer a cultura empresarial.

Na prática, porém, sabemos que ainda há muita confusão e até mesmo dúvidas sobre como realizar essa atividade.

O que é Comunicação Interna?

É aquela utilizada especificamente para conversar com o colaborador e mantê-lo informado sobre tudo o que acontece na empresa. Ela precisa ser personalizada, direcionada e deve representar a cultura da empresa transmitindo o “tom de voz”, os valores, a missão e a visão. Além disso, deve ser objetiva, inspiradora, transparente e sobretudo, deve dar segurança ao colaborador para que ele manifeste seus pensamentos e ideias a respeito das rotinas e processos da empresa.

Quem deve ser o responsável, afinal?

A Comunicação interna deve ser responsabilidade do RH ou do Marketing? Deve pertencer a um setor próprio? Muitas vezes, a necessidade de impor um dono ao processo é o que atrasa ou dificulta o andamento e execução da comunicação em si. Muito mais do que um dono, o que a comunicação precisa é de uma cultura. Se todos os líderes, principalmente, estiverem treinados e alinhados em relação à importância de se comunicar, saberão como passar as informações adiante, e isso é o que realmente importa.

Muitas vezes, uma comissão formada por pessoas de setores diferentes pode ser a solução para garantir o andamento e execução do planejamento de comunicação.

É necessário ter diversas ferramentas para comunicar?

É claro que se houver planejamento e orçamento para tal, as ferramentas são sempre úteis e importantes para tornar a comunicação ágil e eficiente. Porém, mais uma vez, o que falará mais alto é a estratégia. De nada adianta ter a melhor rede social corporativa do mercado, por exemplo, se ela não é alimentada com frequência ou não há incentivos para que os colaboradores acessem. Antes de investir em ferramentas, é importante conhecer bem a necessidade da empresa em relação à comunicação interna.

Como iniciar o processo de comunicação interna na empresa

  1. Antes de tudo é importante mapear as principais necessidades relacionadas à comunicação e isso pode ser feito através de uma pesquisa que identifique o que os colaboradores pensam e desejam.
  2. Com o diagnóstico em mãos, é preciso alinhar com a alta gestão as principais expectativas e objetivos.
  3. Importante montar uma comissão que cuidará destas ações, caso não haja um setor que tome a frente.
  4. Em seguida, é a vez de montar o plano de ação com base no diagnóstico, definindo quem ficará responsável e os prazos para que cada atividade seja realizada.
  5. Por fim, é essencial mensurar os resultados ao final da execução dos trabalhos e atualizar o plano de ação para que tenha continuidade.

Artigo por Tatiani Longo.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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