O que o BBB23 tem a nos ensinar sobre clareza na comunicação

Você tem assistido o BBB23? O programa não está com a audiência nas alturas, porém já rendeu algumas discussões interessantes. Machismo, agressão física e intolerância religiosa foram temas trazidos para o debate público a partir de falas e atitudes dos participantes. Quando a situação se agrava, Tadeu Schmidt dá uns toques para o elenco ficar atento. O problema é que estes recados do apresentador nem sempre são claros e os participantes ficam tentando entender a mensagem e para quem ela foi destinada. Mas por que Tadeu não é claro e direto em sua forma de comunicar? Por que ele não passa a mensagem diretamente para a pessoa envolvida na treta? Simplesmente porque BBB é feito de conflitos; quanto mais discórdia, mais audiência.

E dentro das empresas, o que queremos: conflitos ou harmonia? Se você escolheu a segunda opção, então deve ir no caminho contrário ao de Tadeu Schmidt e buscar clareza total na sua comunicação. Nada de dar toques, mandar indiretas, dizer que está insatisfeito sem explicar o motivo. Se você quer que a situação mude dentro do ambiente é preciso ser claro.

Como ter clareza na comunicação?

Se você está planejando comunicar algo importante, o primeiro ponto é a preparação. O que você precisa comunicar? Quais os principais pontos precisam ser entendidos pelas pessoas? Roteirize a sua conversa, imagine quais as dúvidas serão levantadas, o que será confrontado por seus interlocutores. Considere o público com quem vai conversar, as linguagens usadas, as limitações de conhecimento sobre o tema que será tratado. Cuide também para não ser uma conversa extensa demais, em que as pessoas podem dispersar a atenção e perder partes importantes. Uma dica é, ao final, destacar os principais pontos comunicados.

É importante ainda observar as reações dos seus interlocutores. Linguagem corporal diz muito se a informação está alcançando o público, se estão ficando dúvidas. Pergunte se está sendo compreendido, se aquilo que está sendo dito faz sentido.

O óbvio precisa ser dito

Este ponto vale destaque especial, pois é muito comum as pessoas acharem que o que é óbvio para elas também é para os outros. Não é bem assim. Muitas das falhas de comunicação acontecem por este motivo. Nunca subentenda que o que está compreendido por você também está para os outros. Mesmo que a informação já tenha sido repassada várias vezes, lembre-se: o óbvio precisa ser dito.

Valores e cultura interna

Em uma organização, a clareza na comunicação passa também pelo entendimento dos valores e da cultura da empresa. Se há entendimento daquilo que é importante, das atitudes valorizadas e daquilo que não pode acontecer, a chance de haver conflitos vai sendo reduzida. Por isso, é importante entender que comunicação interna não pode ser um projeto, é ação contínua, que precisa receber a devida atenção todos os dias.

Muitas empresas definem valores, missão, visão de futuro e espalham em cartazes pelas paredes da empresa considerando que é suficiente para que estas mensagens seja absorvidas. Não é. É importante repeti-las sempre que possível e associá-las a ações práticas. Vai realizar um evento interno? Questione-se como aquela ação pode estar conectada aos valores da empresa. Vai elogiar a atitude de alguém? Reforce que aquele é um comportamento esperado na empresa. Todos os dias os valores e a visão da empresa podem ser reforçados de forma diferente e é isto que vai contribuir para que sua organização tenha uma cultura forte.

Artigo por Andressa Fabris.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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