A Acentra, cooperativa filiada ao Sistema Ailos, celebra, pela primeira vez na sua história, a conquista de um selo reconhecido nacionalmente: o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. O anúncio foi feito durante cerimônia do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025, realizada em Brasília na última semana.
O selo é uma iniciativa do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), a entidade máxima que representa, promove e defende o cooperativismo no Brasil e a premiação ocorre a cada dois anos. “O prêmio reconhece boas práticas em gestão e governança de cooperativas e mostra que a Acentra está alinhada às melhores práticas do cooperativismo no cenário nacional. O selo é uma conquista muito importante para uma cooperativa. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho e, como resultado, fortalece a governança, melhora processos internos e gera valor para os cooperados”, destaca o presidente da Acentra, Dic Freire.
Segundo Wesley Margotti Garcia, especialista em Governança Corporativa da Acentra, a conquista é fruto de planejamento, monitoramento e melhorias contínuas. “Dois pontos principais contribuíram para esta conquista tão significativa e inédita para nossa cooperativa: mapeamento e organização dos principais processos, somado à melhoria do Planejamento Estratégico em monitorizar o resultado das nossas ações. Isso traz crescimento, evolução e reconhecimento de todo trabalho realizado há anos na região”, comemora.
Para participar, as cooperativas se inscrevem para o prêmio e são avaliadas em uma série de critérios, sendo necessário atingir nota acima de 85% e atender a uma lista de requisitos mínimos para obter o selo.
Sobre a Acentra
A Acentra, cooperativa de crédito filiada ao sistema Ailos, tem mais de 25 anos de atuação e conta com mais de 42 mil associados atendidos em 12 locais na região Sul de Santa Catarina. Em 2025, a Acentra superou R$ 400 milhões em ativos sob sua administração, consolidando sua posição no mercado e reforçando sua missão de oferecer soluções financeiras aos cooperados.