RH Comunica reúne especialistas para debater infoxicação, NR1 e comportamentos da Geração Z

Temáticas em alta nos ambientes de gestão de pessoas, os comportamentos da Geração Z, os impactos da NR1 e os efeitos da infoxicação nas organizações pautaram a edição de 2025 do RH Comunica, evento organizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo. Esta edição contou com a parceria da Rhitmoo Gestão de Pessoas e da iRH Plus e reuniu, na manhã desta terça-feira (25), gestores e profissionais de RH em um encontro online. O conteúdo completo está disponível no canal da Alfa Comunicação e Conteúdo no YouTube.

A programação da trilha de conteúdo incluiu a jornalista e sócia da Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo; a psicóloga e diretora da Rhitmoo e da iRH Plus, Fabíula Sanvido Martins; e o publicitário e CEO da agência Supernova, Otávio Pinto.

Infoxicação e comunicação nas organizações

Os efeitos da hiperconexão no comportamento das pessoas e as consequências dentro das organizações pautaram a apresentação da jornalista Tatiani Longo. Dados expostos por ela apontam que o Brasil registra média diária de mais de nove horas de uso de internet, acima da média global de 6h38. “Essa exposição constante a informações gera sobrecarga, ansiedade, estresse e dificuldade de concentração, fenômeno conhecido como infoxicação, a intoxicação pelo excesso de informações”, explicou.

Segundo ela, a comunicação eficiente é um instrumento para reduzir esses impactos. “Esse ambiente eleva a necessidade de uma curadoria da informação dentro das empresas, a fim de se estabelecer uma comunicação estratégica. Considero como base três pilares: clareza, relevância e priorização, fatores que contribuem para engajamento, alinhamento cultural e produtividade”, destacou.

NR1 e gestão emocional

A nova Norma Regulamentadora 1 (NR1) está prestes a se tornar uma realidade obrigatória para todas as empresas, com fiscalização valendo a partir de 2026. Sobre as exigências de adaptação impostas pela legislação, a psicóloga Fabíula Sanvido Martins contextualizou os fatores psicossociais que passam a ser geridos pelas organizações com a vigência da NR1. “A regulamentação fortalece a abordagem da saúde emocional nas organizações, tema que ganhou ainda mais força e relevância desde a pandemia. Aspectos emocionais são determinantes e influenciam estresse, assédio moral, síndrome de burnout, absenteísmo e rotatividade, alguns dos maiores desafios dos RHs atualmente”, frisou.

Além da organização para a NR1, Fabíula enalteceu a importância da escuta ativa pelas lideranças e lembrou que o tempo médio de permanência de profissionais nas empresas é de até dois anos, o que reforça a necessidade de culturas organizacionais orientadas às pessoas.

A diretora apresentou a ferramenta iRH Plus, voltada ao gerenciamento da gestão emocional, com recursos de pesquisa, diagnóstico e plano de ação. Também explicou o projeto EPE – Equipamento de Proteção Emocional, que leva profissionais de psicologia para atuação interna nas empresas. Segundo ela, resultados consistentes em gestão de pessoas são alcançados quando mais de 80% dos profissionais estão satisfeitos e menos de 5% desengajados.

Comportamentos da Geração Z

O painel conduzido por Otávio Pinto abordou características da Geração Z, grupo que representa 20% da população brasileira e já tem 16% de participação no mercado de trabalho. Trata-se da primeira geração formada por nativos digitais, marcada pela diversidade, responsabilidade social e pela forte presença em ambientes online.

O especialista em marketing destacou que essa geração é “influenciadora e influenciável”, multiplica comportamentos por meio de tendências culturais e adapta sua identidade conforme o contexto — físico ou digital. Também apresentou dados sobre saúde mental: 40% dos jovens relatam estar ansiosos ou estressados na maior parte do tempo, segundo a Sociedade de Psicologia dos Estados Unidos.

“Entre os comportamentos que merecem um olhar sensível estão a necessidade de gratificação instantânea, fruto da sensação constante desses jovens de serem avaliados por likes e visualizações na vida online, além do alto consumo de conteúdo em plataformas como YouTube, Instagram, TikTok e WhatsApp. Outro indicativo, segundo pesquisas, é que os memes têm papel relevante na maneira de a geração Z se expressar, o que pode ser uma ferramenta importante de conexão com eles”, indicou Otávio.

Conteúdos disponíveis

Toda a programação do RH Comunica está disponível no canal da Alfa Comunicação e Conteúdo no YouTube (www.youtube.com/@alfacomunicacaoeconteudo).

Pesquisar

Categorias

 

Recentes