Empresas de todos os portes precisam se preparar para as mudanças propostas pela nova NR-01, que passam a valer a partir de 2026. A norma, que de maneira geral, trata de segurança e saúde no trabalho, agora determina que as empresas façam o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, incluindo os fatores psicossociais, como carga excessiva de trabalho e pressão por resultados, que impactam a saúde mental dos colaboradores. Para esclarecer o tema a empresas, líderes e gestores, um encontro gratuito será promovido na próxima segunda-feira, dia 13, na Acic.
A atividade intitulada “O que a Nova NR-01 exige das empresas? Como mapear riscos psicossociais e blindar-se contra passivos” é promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade e Compliance da Acic, terá início às 16h, com uma trilha de conteúdo sustentada em três pilares indispensáveis para as mudanças: jurídico, gestão de pessoas e comunicação. As palestrantes confirmadas são a psicóloga Camila Spillere Busarello, advogada Tairine Miguel Gomes e a jornalista Andressa Fabris.
As inscrições para o evento são limitadas e estão disponíveis no link (https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/CFBGCWox9qjA/3VBUxS/passo1#! ).
A NR-01 representa um avanço no cuidado com o trabalhador, mas traz temas ainda desconhecidos para muitas organizações, pontua a palestrante Camila Spillere Busarello, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional e sócia da Rhitmoo Gestão de Pessoas. “Para as empresas e gestores, tem sido um desafio entender as implicações da norma. Muitos não sabem como avaliar os riscos psicossociais e nem como mensurar o cumprimento da medida. Mas a NR-01 é fundamental e representa um avanço significativo no meio do trabalho e é um assunto muito próximo de se tornar real, portanto é preciso entender e se preparar para aplicá-la”, explica.
No âmbito jurídico, as empresas se submetem a riscos em caso de não aplicação da norma ou se a fizerem de maneira insuficiente, a partir de maio de 2026, frisa a advogada Tairine Miguel Gomes, que também faz parte da programação do encontro. “Meu foco no encontro será ensinar o empresário a se blindar contra passivos trabalhistas e isso, se faz com conhecimento, informação e preparação para o cumprimento da lei”, destaca a sócia do Camilo Dagostin.
A comunicação interna e a reputação das empresas também terá foco durante o evento, com a abordagem a cargo da jornalista e diretora geral da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris. “Pensar estrategicamente a comunicação demanda ações e consequências para a reputação de uma organização, seja para o público interno ou externo. Quando há coerência entre discurso e prática e os processos de comunicação bem estruturados, há o fortalecimento da cultura institucional, o que é fundamental para a atração e retenção de profissionais. Em processos de mudança essa atenção precisa ser redobrada”, indica Andressa.
Serviço
“O que a Nova NR-01 exige das empresas? Como mapear riscos psicossociais e blindar-se contra passivos”
Local: ACIC – Associação Empresarial de Criciúma
Data: 13/10/2025, a partir das 16h
Promoção do Núcleo de Sustentabilidade e Compliance da ACIC, com apoio da RHITMOO Gestão de Pessoas, Alfa Comunicação e Conteúdo, e Camilo Dagostin Advogados Associados.
Inscrições (gratuitas) em: (https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/CFBGCWox9qjA/3VBUxS/passo1#! ).