A comunicação vive um momento de grandes mudanças. Novas tecnologias surgem a todo instante, a inteligência artificial passa a ser incorporada aos processos de trabalho e os impactos digitais exigem novas posturas. Atenta a este movimento, a Alfa Comunicação e Conteúdo lança o Lab Alfa, um espaço de inovação que propõe a cocriação de soluções junto ao mercado, com o objetivo de resolver dores e necessidades específicas nas organizações.
De acordo com a diretora geral da Alfa, Andressa Fabris, a novidade trata de um ambiente de relacionamento contínuo, no qual clientes e parceiros compartilham desafios e discutem tendências capazes de impactar a comunicação interna e externa. A ideia, diz ela, é provocar, validar metodologias e construir, em conjunto, novos caminhos para fortalecer o papel estratégico da comunicação.
“O Lab Alfa nasce da nossa essência colaborativa. É um espaço aberto para que possamos dialogar sobre temas que transformam o dia a dia, como o uso da inteligência artificial, as boas práticas no ambiente digital e os impactos das ferramentas nas organizações. Mais do que isso, é um convite para pensarmos soluções que gerem clareza, agilidade e conexão”, explica.
A Alfa já vinha desenvolvendo metodologias próprias ao longo dos últimos anos, destaca o diretor de Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo da agência, João Pedro Alves, ao ressaltar que, agora, elas se abrem ao mercado. “Exemplo disso é o método de onboarding colaborativo que criamos para executar na primeira reunião de trabalho com um cliente novo. Nele utilizamos dinâmicas coletivas para organizar informações estratégicas de forma ágil e criar uma visão compartilhada entre empresa e agência”, conta. “Esse modelo trouxe clareza e reduziu o tempo necessário para entendermos as dores do cliente, que antes levava semanas ou até meses. O resultado é mais agilidade e assertividade nas entregas”, pontua.
Parcerias validam e fortalecem metodologias
Além de estimular debates e compartilhar soluções, o Lab Alfa também será um espaço de validação. Parceiros estratégicos, como a Metoludi, já participam desse processo, colaborando com percepções práticas e ajudando a aprimorar as metodologias desenvolvidas. De acordo com o fundador, gestor estratégico e criativo Diego Piovesan, o laboratório representa uma oportunidade de buscar respostas para necessidades atuais.
“Quando olhamos para inovação e futuro, precisamos entender comportamentos, pessoas, práticas e processos. A ideia é justamente esta, investigar, provocar reflexões e construir soluções em conjunto com diferentes atores. A Alfa vem com uma lente que se abre, um olhar de investigação, de entendimento, e joga luz para essa necessidade”, afirma.
Conforme a diretora da vertical de Comunicação Interna e Endormarketing, Tati Longo, a primeira ação do Lab Alfa será um evento sobre o uso do WhatsApp na comunicação corporativa, discutindo boas práticas, riscos e possibilidades da ferramenta no ambiente de trabalho. “A iniciativa simboliza a essência do laboratório, um espaço de debate, aprendizado e criação de soluções para os desafios reais das empresas”,