A reputação de uma empresa tem papel significativo na atração e retenção de profissionais. Esse foi o tema da palestra “A Força da Reputação: Como Atrair Talentos em Tempos de Escassez”, apresentada pela Diretora da Vertical Comunicação Interna e Endomarketing da Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo. A palestra aconteceu na última sexta, 16 de maio, no Encontro Sul Catarinense de RH (EscaRH) 2025, no auditório da Acic, em Criciúma.
Tatiani abordou como a cultura organizacional, a coerência entre discurso e prática e a vivência real dos valores da empresa influenciam diretamente na construção da reputação. Ela destacou que empresas com reputações sólidas são mais atrativas para bons profissionais, têm maior fidelidade de clientes, menor rotatividade e mais proteção em tempos de crise.
A palestra ainda reforçou a importância da comunicação interna, que envolve o conjunto de ações e canais utilizados para informar, engajar e alinhar os funcionários dentro da empresa. É por meio dessa comunicação que os valores, a missão e o propósito da organização são transmitidos de forma clara e coerente, garantindo que sejam compreendidos, incorporados e praticados no dia a dia. Além da comunicação interna, Tatiani lembrou outros canais para a construção da reputação dentro e fora da empresa, como o relacionamento com a imprensa, o LinkedIn e o endomarketing.
“As empresas precisam entender que os seus profissionais podem ser os maiores promotores da marca, compartilhando suas vivências positivas dentro da organização.” comenta Tatiani. “Quando a reputação é construída de dentro para fora, os valores refletem de forma autêntica no exterior, gerando credibilidade e confiança. A comunicação ajuda a construir, manter e fortalecer essa credibilidade.”
Ao final da Palestra, a Alfa Comunicação e Conteúdo lançou um e-book gratuito sobre o poder da reputação e como ela se constrói. O material aborda os principais pilares da reputação organizacional, e destaca a importância de práticas consistentes e uma comunicação alinhada entre discurso e ação. O e-book também dá dicas práticas que vão ajudar a empresa a ser reconhecida por aquilo que realmente pratica. O material é gratuito e pode ser acessado neste link: https://conteudo.alfacomunicacao.com.br/e-book-reputacao.
Sobre a Alfa Comunicação e Conteúdo
Com 20 anos de mercado, a Alfa Comunicação e Conteúdo é uma agência localizada em Santa Catarina, atendendo a empresas de diversos portes e segmentos com os serviços de assessoria de imprensa, produção de conteúdo, comunicação interna e endomarketing. Com a inovação em seu DNA, desenvolveu o Mosaico, um conjunto de metodologias proprietárias que estimula a escuta ativa e a colaboração nos processos de comunicação interna e assessoria de imprensa. A Alfa Comunicação e Conteúdo também realiza uma série de ações para promover conhecimento e conexões, como o Hub Alfa, Encontro CEO, o Bench, RH Comunica e roteiros de inovação em Portugal e no Brasil.