Em um mercado competitivo, onde atrair e reter profissionais qualificados se torna cada vez mais desafiador, empresas com boa reputação ganham uma vantagem significativa. Esse é o tópico que será abordado na palestra “A reputação da sua empresa é o que atrai os talentos certos“, apresentada pela Diretora de Comunicação Interna e Endomarketing da Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo. A palestra ocorrerá durante o Encontro Sul Catarinense de RH (EscaRH) 2025, na sexta-feira (16), às 20h10, no auditório da Acic em Criciúma.
Durante a apresentação, será abordado de que maneira a comunicação pode contribuir para construir, manter ou fortalecer a reputação de uma empresa. “Uma boa reputação sempre vai chamar a atenção dos profissionais porque ela precede a empresa em qualquer relação”, comenta Tatiani. “Essa percepção influencia decisões e abre ou fecha portas. É por isso que cuidar da reputação é um compromisso diário de toda a organização”.
Segundo dados do Linkedin, 70% dos profissionais consideram a reputação da empresa como um fator importante na decisão de aceitar uma oferta de emprego. Além disso, empresas com uma reputação sólida têm uma taxa de retenção de funcionários 28% maior do que aquelas com reputação negativa. Colaboradores também tendem a se engajar mais e permanecer por mais tempo em empresas com boa reputação, se tornando defensores espontâneos da marca ao compartilhar suas vivências positivas dentro da organização. “Reputação não se inventa, se constrói com coerência entre o discurso e a prática. Não adianta prometer um bom ambiente se a realidade interna contradiz essa promessa — os colaboradores percebem e o mercado também “, pontua.
O EscaRH tem como tema deste ano “Pessoas no Centro da Estratégia”. O evento terá palestras e debates voltados a profissionais de gestão, recursos humanos, empresários e estudantes. A Alfa Comunicação e Conteúdo estará com um stand durante o evento, onde apresentará sua nova metodologia proprietária, o Check-Up de Comunicação Interna, uma avaliação rápida e prática para identificar oportunidades de melhoria na comunicação interna.
Sobre a Alfa Comunicação e Conteúdo
Com 20 anos de mercado, a Alfa Comunicação e Conteúdo é uma agência localizada em Criciúma, no sul de Santa Catarina, atendendo a empresas de diversos portes e segmentos com os serviços de assessoria de imprensa, produção de conteúdo, comunicação interna e endomarketing. Com a inovação em seu DNA, desenvolveu o Mosaico, um conjunto de metodologias proprietárias que estimula a escuta ativa e a colaboração nos processos de comunicação interna e assessoria de imprensa. A Alfa Comunicação e Conteúdo também realiza uma série de ações para promover conhecimento e conexões, como o Hub Alfa, Encontro CEO, o Bench, RH Comunica e roteiros de inovação em Portugal e no Brasil.