Oito de cada dez empresas no Brasil estão com falta de mão de obra. E a tendência é de que este cenário fique ainda pior nos próximos dois anos, segundo dados do Relatório de Tendências do GPTW Brasil. A solução, ou ao menos a forma de amenizar o problema, é manter os talentos já captados pelas empresas. É o que alertou Fabiula Sanvido Martins, partner do GPTW Brasil e CEO da RHitmoo, durante palestra no Empreende SC nesta sexta-feira, dia 25.
“O que vemos hoje é um cenário de empresas desesperadas atrás de mão de obra, empresários culpando o setor de RH pela falta de colaboradores, mas sem se darem conta da importância de manter as pessoas. É fundamental manter pessoas. Como? Treinando e desenvolvendo líderes para isso”, destaca.
Ainda segundo a especialista, uma boa maneira de manter os colaboradores na empresa é oferecendo um bom ambiente de trabalho. “A pesquisa do GPTW mostrou que empresas com ambientes produtivos têm até 44% mais de retenção de talentos. Além disso, colaboradores felizes são até 12% mais produtivos”, relata.
Um bom ambiente de trabalho também está diretamente ligado à saúde mental. “Empresas que promovem o bem-estar aumentam a produtividade em 25% e as que promovem uma cultura positiva tem 50% menos casos de burnout. Precisamos urgentemente cuidar de pessoas. E isso se faz com autoconhecimento, treinamento contínuo, feedback constante e relacionamento”, afirma a especialista.