6 razões para a empresa publicar o relatório social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
relatório social - balanço social

6 razões para a empresa publicar o relatório social

Transparência é palavra que temos ouvido com frequência em entrevistas, reportagens e até mesmo nas conversas entre amigos. A impressão que se tem é que apenas o Poder Público deve dar transparência a suas ações, prestar contas sobre a aplicação dos recursos. No entanto, as pessoas estão cada vez mais exigentes e querem saber também das empresas de que forma elas estão participando da sociedade, cuidando do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento do país, os investimentos que fazem e a importância que dão aos seus funcionários. Importante dizer que uma nova geração de consumidores está atenta ao papel sócio-ambiental das marcas e isto tem pesado nas decisões de compra.

Neste processo de dar transparência às suas ações, a comunicação é um grande aliado das empresas. Assessoria de imprensa, publicidade, comunicação interna, publicações especiais são algumas das ferramentas de comunicação mais comuns. Nas últimas décadas, o Relatório Social ganhou também destaque por colocar em uma única publicação todos os investimentos feitos pela organização durante o ano. Também chamado de Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade, é um documento com informações qualitativas e quantitativas sobre tudo o que a empresa desenvolveu durante o exercício. O levantamento de dados é feito em janeiro e fevereiro, a produção acontece em março e a publicação é feita, no máximo, até abril.

A pergunta que muitos empresários fazem é: se comunicamos eficientemente nossas ações ao longo do ano, por que precisaríamos de um relatório social? Neste artigo, listamos seis razões que tornam estes relatórios ou balanço importantes para o negócio.

  1. Visibilidade

A visibilidade é importante na construção e consolidação de qualquer marca. Há outros fatores que pesam muito neste processo, mas de que adianta fazer tudo certo e não mostrar o que está sendo feito? O relatório social consolida todas as ações e mostra o conjunto de investimentos que a empresa fez durante o ano.

  1. Coerência entre teoria e prática

Muitas empresas falam que são éticas, socialmente responsáveis, cuidam do meio ambiente, importam-se com seus clientes, funcionários e fornecedores, mas não colocam o discurso em prática. Com a publicação do relatório social, a organização – seja ela privada ou sem fins lucrativos – demonstra com números como está realizando ações coerentes com o que fala. Isto vai refletir em credibilidade junto a todos os públicos com os quais a empresa se relaciona.

  1. Segurança aos stakeholders

À medida que dá transparência às suas ações, mostra os investimentos realizados, a empresa dá segurança aos seus stakeholders de que é um negócio consolidado e forte, tem gestão competente e com visão de futuro. Fornecedores, clientes, funcionários, comunidade e Poder Público passam a confiar mais na organização e ampliam o relacionamento om ela. O balanço social também contribui para melhorar o diálogo entre a direção executiva e os acionistas

  1. Planejamento

Internamente, o balanço social também é ferramenta de planejamento, pois dá uma visão geral do negócio com informações consistentes de onde os recursos estão sendo investidos e os impactos gerados.

  1. Reforçar a cultura corporativa

Um dos grandes desafios das empresas é consolidar internamente sua cultura, reforçar o propósito da empresa e seus valores. Nas missão, o balanço social contribui fortemente, pois mostra que existe coerência entre o que a empresa prega e o que pratica.

  1. Ser multiplicador de boas ações

Há muitas pessoas que criticam empresas que dão visibilidade às ações de responsabilidade social, mas é fato que esta divulgação é importante para gerar novas atividades que beneficiem a comunidade. Ao ter informações consistentes de que pequenas realizações podem gerar um grande impacto social, outros empresários ficam motivados a também investir. É bom para as empresas e para o país.

Andressa Fabris é jornalista e diretora da Alfa Comunicação Empresarial

Categorias

 

Recentes